Email  

Saúde

Centro de Reabilitação Pós-Covid apresenta queda nos atendimentos

DSC 7377 
     O CERREC (Centro de Reabilitação Respiratória Pós-Covid), inaugurado pela Prefeitura em julho desde ano, registrou queda nos atendimentos nas últimas semanas.
     Segundo a FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), responsável pela gestão da unidade, os indicativos são reflexo da boa cobertura vacinal na cidade e a consequente, diminuição dos pacientes impactados pela doença, o que têm resultado em um número menor de pacientes necessitando  de acompanhamento.
     Localizado na rua Antônio Bernardes Pinto, 3.366, na Vila Chico Júlio, é uma unidade que passou a atender pacientes referenciados pelas Unidades Básicas de Saúde, em processo de recuperação que foram acometidos pela Covid, contando com o suporte de profissionais de Educação Física, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionista. No primeiro mês, em agosto, foram acolhidos 50 pacientes, no mês seguinte caiu para 30 e, atualmente, cerca de 15 pessoas estão sendo acompanhadas semanalmente.
 
 
Pacientes atendidos
     O aposentado João Dias Fernandes, morador no Jardim Brasilândia, segue sendo acompanhado no Centro de Reabilitação e aprova o atendimento, que tem ajudado muito em seu processo de recuperação. "O que ainda está ruim é o olfato, mas tenho sentido melhor após as atividades do Cerrec. Estava com dificuldades na movimentação dos pés, mas com as atividades estão voltando ao normal. 
     Sua esposa, Cecília Borges Fernandes, também foi acometida pela Covid e passa pelo mesmo processo, com avanços. Ela considerou importante a estrutura montada pela Prefeitura, com educadores físicos, fisioterapeuta, enfermeiros e auxiliares, além da psicóloga ajudando a elevar a auto estima de quem está debilitado.
     Aposentada como pespontadeira, Rita de Cássia Rejane Barbosa, mora no Leporace e duas vezes por semana, tem realizado sessões no Centro de Reabilitação e diz estar sentido uma evolução considerável em seu quadro. Segundo observou, o pessoal é atencioso e tem ajudado bastante com exercícios e, na retomada de alguns movimentos, que estava com dificuldades em fazer, devido a doença.
 

Vigilância define 29 espaços para comércio próximo aos cemitérios

pexels alleksana 4238320 
     A Vigilância Ambiental realizou na última semana, o leilão destinado a escolha dos espaços para a comercialização de flores, velas e produtos congêneres na véspera e no Dia de Finados, 2 de novembro,  próximo aos dois cemitérios municipais da cidade. 
     De acordo com a chefe da Vigilância Ambiental, Mariela Toscano, tudo transcorreu em ambiente de normalidade, com um número de 29 participantes, onde 16 deles optaram pelo trabalho nas imediações do cemitério da Saudade e outros 13 no cemitério Santo Agostinho.
     Todos os participantes apresentaram a documentação solicitada e ao final receberam as orientações complementares, tendo ciência das localizações dos respectivos espaços, que terão direito.  
     Para fazer cumprir a legislação, a Vigilância esclarece que nos dias 1º e 2 de novembro, equipes de fiscalização estarão presentes nos dois locais, no sentido de verificarem se todos os comerciantes estão credenciados e comercializando produtos autorizados.
     A Vigilância em Saúde informa que os espaços reservados contam, em média, com 6m² cada e foram atribuídos de forma pessoal e intransferível, sendo vedada a substituição do titular e transferência a qualquer pessoa, sendo exclusivamente, para o período especificado.

Confira a programação da vacina contra a Covid para esta sexta-feira

Vacinacao 
     Para esta sexta-feira, 22, a Secretaria de Saúde continua com a imunização contra a Covid-19, para as pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, na UBS Paulista, no horário das 07h30 às 16h. Os interessados deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .   
 
 
Pessoas com 18 anos ou mais
     A aplicação da primeira dose para as pessoas com 18 anos ou mais prossegue nesta sexta-feira, na UBS Luíza, com funcionamento das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. 
     A orientação aos interessados é para que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 
 1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses continuará nesta sexta-feira, na UBS Paulistano, no período das 7h30 às 12h e das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose- Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
      A segunda dose da Astrazeneca estará disponível nas UBS São Sebastião, das 07h30 às 16h.
 
 
2ª Dose - Pfizer
      As pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais, poderão receber a segunda aplicação nesta sexta-feira, nas UBS Aeroporto 1, Estação, Brasilândia e Horto, das 07h30 às 16h e na Escola Industrial (entrada pelo teatro - rua Dr. Júlio Cardoso), das 8 às 12h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose. 
 
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, na UBS Paulistano. 
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossoprimidos acima de 18 anos
      A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta quinta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
     O atendimento será prestado nas UBS Progresso, Santa Terezinha e Planalto, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
     As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas. 
     São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão:  imunodeficiência primária grave,  quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
     A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose até o dia 21 de abril,  está prevista para a UBS Guanabara, das 07h30 às 16h. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses. 
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina de Rotina 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias. 
     Para esta sexta-feira, 22, estarão disponíveis as UBS Leporace, Aeroporto 3, Santa Clara e Ângela Rosa, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h. 
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV),  Hepatite A, Varicela,  Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Influenza, Tetraviral, Tríplice Viral,  VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.

Unidades de Saúde promovem ações do Outubro Rosa

WhatsApp Image 2021 10 21 at 16.47.04 1 
     Outubro Rosa é uma denominação do mês como parte de uma Campanha Mundial de Conscientização sobre o Câncer de Mama, que tem o propósito de chamar a atenção das mulheres, em especial, àquelas na faixa etária de 40 a 75 anos, para o exame preventivo. 
     As mulheres que não realizaram o exame nos últimos 12 meses, poderão obter a guia de autorização, em qualquer uma das 16 Unidades Básicas de Saúde onde, ao longo do ano, esse atendimento é disponibilizado, sendo que nesse período ele é reforçado.
     Em todas as Unidades Básicas da Secretaria de Saúde, as equipes estão organizando atividades, aproveitando em especial, os grupos de idosos que têm reuniões semanais. Nas Vilas Santos Dumont (Estação), São Sebastião, Santa Terezinha e no Jardim Planalto, por exemplo, foram realizados eventos. Nesta quinta-feira, as equipes fizeram reuniões e rodas de conversa sobre o câncer de mama, nos períodos da manhã e tarde.
     Junto com as atividades, todas as pacientes que passam pelas unidades estão sendo orientadas sobre a campanha Outubro Rosa e se estão nessa faixa etária de idade (40 a 75 anos) e não fizeram o exame no último ano, recebem uma autorização para realizá-lo em laboratório credenciado. Na medida em que são feitos os exames, havendo resultado alterado, é comunicado ao Setor de Atenção Básica, que faz contato com a paciente, encaminhando-a para o acompanhamento adequado.
 
 
Cadastro para exames das servidoras 
     As servidoras municipais também terão a oportunidade de realizar a mamografia preventiva, cadastrando até esta sexta-feira, no SIAS (Serviço Integrado de Apoio ao Servidor), que funciona em frente à Prefeitura. 
     Nesta quinta-feira, pelo menos, 30 agendamentos haviam sido feitos até por volta das 14h.
 
 
Outubro Rosa na APAE
     Para este sábado, 23, está prevista uma ação voltada para as mães de alunos atendidos pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Franca), na sede da entidade, no bairro Nova Franca, das 8 às 13 h. Será um trabalho em parceria, com equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Medicina da Unifran e da própria Apae, intitulada ‘Cuidando de Quem Cuida: Outubro Rosa com as Mães da APAE’.
     Estarão à frente das atividades, os professores do segundo ano de Medicina da Universidade, com a participação dos estudantes, onde entre os objetivos, constam o incentivo ao autocuidado e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero; realização do exame de Papanicolau e clínico de mama, aferição de pressão arterial e da glicemia capilar, entre outros e uma roda de conversa para orientações gerais.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais