A programação divulgada pela Secretaria de Saúde prevê para esta
terça-feira, 15, o início da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas com 59 anos ou mais, sem comorbidades. O atendimento será prestado na Escola Sesi da Vila Santa Cruz (com acesso pela avenida Santa Cruz, na portaria da academia) e UBS do Horto, no horário das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas e a apresentação de um documento de identidade com foto e o CPF. Para otimizar o atendimento é importante que o interessado faça o pré-cadastro pelo Whatsapp
(11) 95220-2923 ou pelo site
www.vacinaja.sp.gov.br.
1ª Dose - Gestantes e Puérperas
Para as gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, a aplicação da primeira dose (Coronavac) prossegue nesta terça-feira, no período das 07h30 às 16h, na UBS Paulistano, mediante a apresentação de original e cópias para o cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
1ª Dose - Trabalhadores da Educação com 18 anos ou mais
Continuarão sendo atendidos nesta terça-feira, os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, para a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
As pessoas que tiveram as letras iniciais nos nomes de A a D, serão atendidas na UBS Estação, das 07h30 às 13h e para as iniciais E a H, a aplicação da vacina será das 13 às 16h, mediante a apresentação de comprovante de cadastro, contendo o QRCode para o recebimento da dose, além do documento de identidade com foto e o CPF. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, os interessados deverão efetuar o cadastro, acessando o link
https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, onde será emitido um comprovante que deverá ser, obrigatoriamente, apresentado no ato da vacina.
1ª Dose - Profissionais de Saúde de 45 anos ou mais
Nesta terça-feira, poderão ser imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, os profisisonais de saúde, com 45 anos ou mais, nas UBS Paulista e Guanabara, das 07h30 às 16h.
1ª Dose para Pessoas com comorbidades, com idade de 18 a 58 anos
As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 a 58 anos, poderão ser atendidas com a primeira dose da vacina, nas UBS Leporace e Aeroporto 1, das 07h30 às 16h.
Poderão ser atendidos, os pacientes portadores de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); doença renal crônica ou síndrome nefrótica; imunossuprimidos (portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso de prednisona com dose maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas); doença falciforme e talassemia maior; obesidade mórbida com IMC > 40; cirrose hepáticachild- pugh A, B ou C, além de pacientes com doença renal crônica em terapia renal substitutiva (diálise), pessoas com Síndrome de Down, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, com 18 anos ou mais, pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras.
Para receber a vacina é necessária a apresentação de receitas, tanto a original, como uma cópia (que será retida nos postos de imunização) com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, laudos médicos que indiquem a deficiência ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, documento oficial com indicação da deficiência, cartão de gratuidade do transporte público ou autodeclaração na ausência de outro tipo de documento, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.
2ª Dose - Profissionais de Saúde e Idosos
Para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 (Astrazeneca), poderão ser atendidos os idosos e profissionais de saúde, na UBS do Aeroporto 3, das 07h30 às 13h, observando a data agendada para o recebimento da segunda dose, que deve apresentar o intervalo de 12 semanas entre as vacinas. Deverão apresentar o cartão comprovando a primeira dose, documento de identidade com foto e o CPF.
Campanha “Vacina contra a Fome” recebe doações de alimentos
O Fundo Social de Solidariedade reforça o pedido para que as pessoas, que compõem as faixas etárias para o recebimento das vacinas contra a Covid-19, na medida do possível, façam a doação de um alimento não perecível para a Campanha “Vacina contra a Fome".
É importante lembrar que a vacina está garantida independente da doação dos alimentos e os interessados em contribuir, podem comparecer aos postos de vacinação disponíveis. Todos os alimentos arrecadados estão sendo distribuídos para as pessoas em situação de vulnerabilidade, cadastradas pela Secretaria de Ação Social.