As escolas municipais, que no ano passado realizaram e este também tem promovido ações envolvendo as comunidades onde se localizam com passeatas e desfiles temáticos da dengue, terão um incentivo a mais para implementarem essas iniciativas. É que a comissão responsável pelo VII Concurso Cultural realizado anualmente pela Secretaria da Saúde resolveu premiar as duas escolas que desenvolverem o melhor vídeo digital retratando o envolvimento da comunidade, geralmente os moradores e pais de alunos das imediações.
A título de exemplo este ano duas escolas em extremos diferentes da cidade realizaram esse trabalho, a “Fausto Alexandre Teodoro”, no Jardim Santa Bárbara, região Sul e “Anor Ravagnani”, no Jardim Esmeralda, na região Oeste, ambas contando com a presença das equipes da Vigilância Sanitária, do mascote e bonecos simbolizando o mosquito transmissor da dengue. Segundo os agentes da Vigilância e educadores, a participação foi muito boa e os resultados plenamente satisfatórios.
Franca, que está com quase 6 mil casos suspeitos, precisa fortalecer ainda mais as ações de conscientização e prevenção mantendo a população em permanente estado de alerta, reforça o secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto. E essa iniciativa do Concurso Cultural “Cidadãos Multiplicadores”, vem de encontro a esses esforços que estão sendo feitos em todos os níveis para esclarecer e diminuir os riscos de transmissão da doença.
O VII Concurso Cultural denominado "Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes Aegypti " contava até então, com 3 categorias: de frase, de desenho e de produção de texto. Agora terá de Vídeo Digital, que vai escolher duas escolas para receber o Kit Passeata 2020, voltada para unidades com os estudantes regularmente matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e Médio. As inscrições serão recebidas apenas em setembro, entre os dias 2 e 10, mas as peças de divulgação estão começando a ser produzidas para serem expostas nas escolas e demais espaços.