Email  

Saúde

Vacinas de Rotina

 ROTINA11 04 original

         A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
       Para esta terça-feira, 11, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
        A vacina Tríplice Viral estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.

Vigilância Ambiental prossegue com Avaliação de Densidade Larvária

denguee1 original 

      A Vigilância Ambiental de Franca está com equipes de agentes nas ruas, desde a última segunda-feira, realizando a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), trabalho que vai prosseguir pela próxima semana. A ADL é uma atividade,  que consiste nas visitas e vistorias dos imóveis da cidade de forma amostral, com o objetivo de identificar, coletar larvas e realizar controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Esse levantamento permite o cálculo de índices, orientando o direcionamento das ações de prevenção e controle vetorial.
     Essa está sendo a segunda edição deste ano da ADL, cujas visitas começaram pela Região Sul, abrangendo todo o complexo Aeroporto e outros bairros, como Santa Rita, Elimar, Franca Polo, entre outros. Depois foram realizadas visitas na Região Central, Centro, Jardim Francano, Vila Chico Júlio, Progresso, entre outros e nesta quinta-feira, 6, os agentes trabalharam na Região Leste, nos bairros Paulistano, Brasilândia, Panorama e adjacências, concluindo essa etapa.
      Para a semana que vem o trabalho prosseguirá, começando pelo Setor Oeste, compreendendo a Vila São Sebastião, Dermínio, Palmeiras, Vilas Nova, Santos Dumont, entre outros. 
      A previsão da Vigilância é concluir esse diagnóstico até o final do mês, onde a última região a ser visitada será a Norte. 
      Em Franca, a meta é visitar em torno de 4,2 mil imóveis. Segundo a Vigilância Ambiental, foram registrados 298 casos da doença até o momento.

Programa Saúde na Escola vai até as escolas municipais

 bucal original

     A Secretaria Municipal de Saúde programou a partir de segunda-feira, 10, em parceria com a Secretaria de Educação, um trabalho integrado e preventivo, que consiste no Programa Saúde na Escola (PSE), onde o objetivo é levar orientações preventivas a cerca de 12 mil estudantes das Escolas de Ensino Fundamental (EMEBs). Durante a semana foram realizados encontros das equipes administrativas e pedagógicas de cada uma das unidades, que serão visitadas pelos odontopediatras, vinculados às Unidades Básicas de Saúde mais próximas das escolas.
     A ação será iniciada na segunda-feira, às 8h, na Escola ‘Prof. Domênico Pugliesi’, no Residencial Santa Maria e, depois no dia 17, na Escola ‘César Augusto de Oliveira’, no Jardim Brasilândia. Nessas visitas e atendimentos, junto com os profissionais das UBS, estarão preceptores e estudantes de Odontologia da Universidade de Franca, com quem a Prefeitura mantém parceria, que cumprirão seus estágios, compartilhando orientações sob a supervisão de um professor e acolhendo os estudantes de rede municipal. Na medida, em que forem sendo diagnosticados, os estudantes serão direcionados para tratamento.
 
Integração Unidades Básicas e comunidade escolar
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, observa que a parceria com a Secretaria de Educação, é fundamental para maior eficácia nesse trabalho, bem como os pais dos estudantes, além dos preceptores e universitários do curso de Odontologia da Universidade de Franca. Nessas visitas serão realçados os cuidados básicos com a boca e os dentes, essenciais para o êxito do Programa Saúde Escolar, onde buscam ensinar e estimular hábitos práticos do autocuidado, minimizando os riscos, por meio de ações integradas dos profissionais das áreas diretamente envolvidos. 
     Para essa primeira etapa, a meta é alcançar os cerca de 5,6 mil alunos que estão distribuídos em 14 Escolas Municipais do Ensino Fundamental e 8 Creches-Escolas, na faixa etária de 7 a 12 anos. Num segundo instante, a proposta é expandir o trabalho para  toda a rede, onde estão em torno de 12 mil alunos.  
     Essas ações permitirão estreitar as relações entre a comunidade escolar e os profissionais das Unidades da Saúde, a Secretaria de Saúde e coordenadoria de Odontologia, fortalecendo os vínculos das famílias. 

Saúde inicia Campanha de Vacinação contra Influenza

 influenza original

       A Secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira, 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza na cidade, que será realizada até o dia 31 de maio
     Serão atendidas nesta primeira etapa da campanha, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (deverão apresentar Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (apresentar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo Doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, Doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados e Portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. 
     A vacina contra a Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas dos públicos-alvos deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. É obrigatório o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS's. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza. 
     A campanha contra a Influenza permite, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 WhatsApp Image 2023 04 06 at 15.01.09 1 original

     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para segunda-feira, 10, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (60 ANOS OU MAIS) / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidos os idosos, com 60 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes, que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (6 MESES OU MAIS) / PFIZER - A primeira, segunda e terceira doses da vacina Pfizer para pessoas, com idade a partir de 6 meses ou mais estarão disponíveis nas UBSs Aeroporto 1 e 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano,  Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais e responsáveis, que deverão estar munidos da carteira de vacinação e um documento de identidade.
 
Pessoas que receberam a 1ª dose da Coronavac, poderão tomar a 2ª dose da vacina Pfizer, correspondente a sua idade.
 
4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) – PFIZER - A quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Paulista, Ângela Rosa, Estação, Paulistano, Santa Clara, São Sebastião, Santa Terezinha e Aeroporto 3, das 8 às 19 horas. Pessoas que completaram o esquema vacinal com a dose única de Janssen, antes da gestação ou puerpério, podem realizar a 1ª dose adicional com 28 dias, após a dose única; a 2ª dose adicional, com 4 meses, após a 1ª dose adicional e a 3ª dose adicional, com 4 meses após a 2ª.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais