Em período de chuva intensa, o cuidado com o mosquito da dengue deve ser redobrado. Além das ações de combate ao Aedes Aegypti, que a Prefeitura vem realizando, a colaboração da população é de grande importância. Dada às chuvas constantes e o calor nessa época do ano, a proliferação do mosquito pode aumentar. Por isso, não se pode dar trégua ao mosquito.
Com atitudes simples os moradores podem ajudar nessa “guerra” contra o mosquito, como manter o quintal limpo e retirar objetos que possam acumular água das chuvas e se tornar um criadouro. O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da dengue e também da Zika, Chikungunya e febre amarela. Seu ciclo de vida leva cerca de 7 a 10 dias, por isso o combate deve ser feito semanalmente.
Bastam 15 minutos por dia para acabar com os criadouros do mosquito e todos podem ajudar com intervenções simples, como:
- Não deixe água parada.
- Tampe as caixas d'água, poços, caçambas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.
- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia na borda do pratinho.
- Redobre os cuidados com vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável, entre outros.).
- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.
- Retire com frequência a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.
- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.
- Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas.
- Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.
- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.