A Secretaria Municipal de Saúde segue com a campanha do Agosto Dourado, de incentivo a amamentação materna e contabiliza até esta semana, a realização de 14 reuniões com mães e pais, nas Unidades Básicas de Saúde, com o objetivo de difundir a importância do leite materno para o melhor desenvolvimento da criança. Esses encontros têm sido realizados, geralmente, nos chamados ‘Dias D’, definido por cada UBS, em que as mães são convidadas a levar suas crianças, recém nascidas para receber a vacina BCG e, em muitos casos, os pais também comparecem.
A vacina BCG é recomendada para os bebês recém-nascidos, preferencialmente, nas primeiras semanas de vida. Essa vacina, no caso de não ser aplicada nesse período, é oferecida como rotina para crianças até os 5 anos, que devem recebê-la. Com uma média, de 12 a 15 mães presentes em cada um dos encontros realizados durante este mês, estima-se que entre 150 a 180 mães tenham participado das reuniões de orientações.
Nesta quinta-feira, por exemplo, a enfermeira Izabel Gregorutti, especializada no tema aleitamento materno, proferiu na UBS do Jardim Paulista, uma palestra sobre o papel e a importância do leite materno, no desenvolvimento do recém nascido. Para a coordenadora daquela unidade, Rosângela Queli de Lima Oliveira, esse tipo de diálogo é esclarecedor para orientar as mães puérperas sobre a amamentação adequada.
A programação do ‘Agosto Dourado’, conduzida pelo setor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde segue até o dia 30, deste mês, cujo último encontro ocorrerá na UBS do Jardim Ângela Rosa. Paralelamente, as reuniões com as mães, nos dias de levar as crianças para receber a BCG, em todas as recepções das UBS, existem informativos sobre a amamentação. Pelo menos, oito novos encontros sobre o assunto, serão realizados até o final do mês.
Para mais informações, ligue (16) 3711-9423.