
A Secretaria de Saúde iniciou na última quarta-feira, o cronograma de vacinação contra a Influenza nas creches da rede municipal. O objetivo é imunizar as crianças do vírus e ampliar a cobertura vacinal da cidade.
A vacinação é feita em parceria com a Secretaria de Educação, mediante um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis e apresentação do cartão de vacinação. As doses serão aplicadas em crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses.
As primeiras creches que receberam a ação foram a Casa Maternal Miramontes e o CCI Joana De Cusa, no Jardim Luíza. Nesta sexta-feira, haverá vacinação no CCI Sagrada Família, no Jardim Aeroporto II, e Creche Escola do Residencial São Jerônimo, às 14 horas.
Na próxima semana, a imunização acontecerá nas seguintes unidades: dia 20, CCI Osiep City Petrópolis, às 9 horas; Creche Dona Nina (São Joaquim), às 13 horas; Ceprol (Vila Santa Helena), no mesmo horário; CCI Fonte de Luz (Vila Santa Terezinha), às 14 horas; dia 21, CCI Amélia Rodrigues (Jardim Cambuí), às 9 horas; CCI Benedito Amaral (Jardim Aeroporto I), às 14 horas; CCI Nossa Senhora Conceição (Residencial Chico Neca), às 14 horas; dia 22, Casa Maternal São Francisco de Assis (Vila Raycos), às 13 horas; Creche Escola Pastoral (Jardim Cambuí) às 14 horas; CEI Santa Clara (Jardim Pulicano), às 15h30; dia 23, CCI Fonte de Luz (Vila Santa Terezinha), às 13 horas; CCI Benedito Amaral (Jardim Aeroporto I), às 14 horas; e CCI Estrela de Davi (Franca Polo), às 14 horas.
De acordo com Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, mais unidades receberão a campanha de vacinação e os pais/responsáveis estão sendo avisados com antecedência pelas creches.
Campanha
Além das crianças, podem se vacinar idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas em situação de rua; povos e comunidades tradicionais quilombolas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico a superior; das forças de segurança e salvamento; das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; portuários; dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A vacinação é feita de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) das 8 às 16 horas. Para ser imunizado, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto.