A Secretaria de Saúde, através das equipes de Atenção Básica, está organizando as agendas dos enfermeiros para a solicitação de exames de mamografias de rastreamento e agendamentos de Papanicolau, aliados a um trabalho de decoração dos ambientes de atendimento. As ações são parte da Campanha Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama.
O propósito das equipes da Secretaria de Saúde é aproveitar as ações com os grupos que realizam acompanhamento de pacientes e organizar atividades pontuais, especialmente palestras com médicos e enfermeiros, onde esses profissionais terão oportunidade de compartilhar orientações sobre como fazer a prevenção correta. Também serão distribuídos informativos com os cuidados a serem observados.
A programação preparada para os próximos dias terá como foco as abordagens sobre câncer de mama, prevenção e também a maneira de obter o diagnóstico precoce. Durante esta semana, uma reunião com as diretoras de todas as Unidades Básicas e Ambulatórios, serviu para definição do que poderá estar sendo organizado até o final do mês, de modo a despertar a atenção das mulheres para o assunto.
Ainda de acordo com o setor de Atenção Básica, cada coordenação de UBS deve estabelecer um ‘Dia D”, em que o assunto será exposto a todos os usuários que buscarem atendimento. Na UBS do Jardim Guanabara, as equipes realizam ações do dia ‘D’ durante essa semana, com o apoio das equipes de estagiários de enfermagem.
Na UBS da Estação, além da rotina diária dos atendimentos, a equipe está preparando para o dia 21, ações em dois períodos do dia. Pela manhã, será com o grupo de atividades físicas dos idosos no Clube Internacional e à tarde, será na recepção da UBS, de modo a envolver todos os pacientes que passarem pela repartição.
Os números mais recentes a nível de Brasil, apontam que em 2019 foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama. Nesse sentido, observa o secretário municipal de Saúde, Lucas Souza, o Outubro Rosa tem uma grande importância para promover a saúde preventiva da mulher e reverter esse quadro preocupante da doença, cuja incidência, muitas vezes, acontece em virtude da falta de informações claras.
Com as reuniões periódicas nas UBS, as equipes farão a entrega de folhetos com orientações, a partir da próxima semana, onde o objetivo é fortalecer essa conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, principalmente, para que as pessoas que não conhecem a doença e saibam como diagnosticá-la precocemente.
Nesse aspecto, a solicitação das mamografias de rastreamento (avaliação das mulheres, mesmo sem nenhum sintoma da doença), será importante para o tratamento preventivo.