O programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, cuja carreta com uma equipe se encontra na cidade atendendo no estacionamento do Pronto-Socorro Municipal ‘Álvaro Azzuz’, segue até esta sexta-feira, 28. E com um componente adicional implementado pela Secretaria de Saúde desde a semana passada, que já possibilitou o atendimento de mais de 280 pacientes fora aquelas situações incluídas na cota diária de 50 exames/dia.
Diante desse quadro não é preciso nenhuma mulher madrugar no local para garantir vaga, pois duas enfermeiras, da Secretaria de Saúde, estão oferecendo suporte e orientações aos profissionais. Quando são esgotadas as 50 senhas, são oferecidos encaminhamentos para exames em Laboratórios credenciados pela Prefeitura. Desde a semana essa prática está sendo adotada e até esta quarta-feira, 289 exames haviam sido autorizados.
Aliado a essa medida, a Secretaria de Saúde informa que o exame pode ser solicitado gratuitamente em toda a rede de Unidade Básica de Saúde (UBS), para mulheres acima de 50 anos, que é dado o encaminhamento. Nos casos com idade inferior, é preciso uma avaliação prévia com um médico.
Para os últimos dois dias de atendimento, quinta e sexta-feira, os exames serão mantidos das 9 às 18 horas com 50 atendimentos e das 9 às 14 horas, com 30 atendimentos. A equipe de apoio da Prefeitura mantém a rotina dos dias anteriores, para oferecer os encaminhamentos necessários aquelas pacientes que não conseguirem a senha da Carreta.