A Casa da Mulher de Franca, inaugurada e colocada em funcionamento pela Prefeitura em outubro do ano passado, com um foco em oferecer assistência médica preventiva, contabilizou até essa primeira quinzena de fevereiro, mais de 7,3 mil atendimentos. Funciona em expediente regular de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.
O seu quadro funcional é composto por equipes de enfermeiras, técnicas e técnicos de enfermagem, médicos especialistas, com destaque para as especialidades de ginecologia e mastologia. Além de contar com o grupo administrativo que cuida desde a recepção até da manutenção da estrutura, localizada na rua Lázaro de Souza Campos, 322, esquina com a Av. 7 de Setembro, no Jardim América.
De acordo com as informações da direção, a parte de enfermagem durante esse período contabilizou 1.349 atendimentos, envolvendo orientações e apoio para realização de exames de Papanicolau e pedidos de mamografia. Na especialidade de ginecologia foram 3.932 consultas médicas oferecidas, com exames radiológicos e de ultrassom, também disponível na Casa da Mulher.
Ao todo foram 7.337 atendimentos, dos quais 842 de mastologia e 1.215 de radiologia. Boa parte das quase 4 mil consultas ginecológicas, realizada nessa unidade, foram através do programa Zera Fila, criado para reduzir o tempo de espera que havia na rede de UBS.