A Secretaria de Saúde implantou recentemente via “SIGS” (Sistema Integrado de Gestão da Saúde), órgão de alçada administrativa da pasta, o projeto “Central de Agendamento de Consultas”, que está facilitando todo o controle. Implantou ainda o acesso à informaçãopelos usuários das consultas com especialistas.
Essa unidade foi estruturada para encaminhamentos com maior agilidade, de acordo com cada situação apresentada. A Central dispõe de todas as informações através do sistema, sendo desnecessário o paciente ligar para informações.
A Central de Agendamento reitera aos usuários que o prazo médio é de até 60 dias para entrar em contato com os pacientes, posicionando-os sobre o agendamento, exceto nos casos emergenciais que recebem total prioridade. Dessa maneira, o paciente só necessita fazer contato com a Central para solicitar agendamento de retornos orientados pelo médico assistente.
A avaliação desse sistema está mostrando a eficácia com a informatização dos cadastros, possibilitando gerenciar e reorganizar as agendas, atendendo prioridades e agilizando as necessárias e frequentes atualizações de dados.