A Prefeitura de Franca anunciou que o PS Adulto passará a partir do próximo dia 5 de novembro, a atender também os casos clínicos.
Neste ano, a cidade viveu a fase mais crítica da pandemia, quando foi registrada uma média de 184 casos por dia. Atualmente, seguindo informações da Vigilância Epidemiológica, são 34 casos diários, em média. No dia 14 de janeiro, a cidade confirmou 441 casos da doença.
Devido ao avanço da vacinação, com 83% da população imunizada com, pelo menos uma dose, o que resultou na diminuição da quantidade de casos, aliado as ações da Prefeitura, a Secretaria de Saúde está reorganizando os atendimentos no pronto-socorro e nas UPA’s (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, aumentando a quantidade de leitos para 30 unidades, visando o atendimento a casos clínicos gerais.
A Prefeitura informou também que os equipamentos adquiridos para o funcionamento dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), devido ao encerramento das atividades da Ala Covid, estão sendo instalados no Pronto-Socorro e nas UPA’s, aperfeiçoando a estrutura dessas unidades, o que irá refletir no atendimento aos pacientes, que terão um suporte mais avançado. Dentre os equipamentos estão cardioversor, monitor multiparamétrico, camas, ventiladores pulmonares e de transporte, secadora de traqueia, mesas para refeição beira leito e auxiliares, cadeiras de roda, dentre outros.
Mesmo com a retomada dos atendimentos a casos clínicos no Pronto-Socorro que, há cinco meses foi transformado em Pólo Covid (maio), a unidade de emergência continuará atendendo os casos da doença, em um espaço independente e reservado dos gerais, desde a recepção e acolhimento aos pacientes com suspeitas, consultórios médicos, setor para medicação, leitos e alas de atendimento. Os testes de Covid passarão a ser o RT-PCR, com a coleta de amostra pelo nariz e garganta do paciente.