O Covizap (99917-2802) lançado pelo prefeito Alexandre Ferreira, na última sexta-feira, como forma de facilitar o encaminhamento de denúncias de eventos irregulares nesse período de fase vermelha do Plano São Paulo, recebeu mais de 1,1 mil solicitações. A informação é da Vigilância Sanitária, segundo a qual, desde o instante em que foi anunciado o novo serviço, suas equipes estiveram nas ruas com fiscais atuando em diversas regiões e se deparando com situações das mais diversas.
Desde o impedimento de um baile funk, que chegou a ser anunciado para à noite de sexta-feira, em que o seu protagonista principal foi abordado no local em que estava hospedado a outras festas clandestinas que foram interrompidas. O intuito desse canal é o de dar maior agilidade nos atendimentos, pois um profissional registra a chamada, consulta se tem todas as informações necessárias (quando não, ele retorna e complementa) e concluída a triagem, faz o encaminhamento para a equipe de fiscalização.
Isso está acontecendo 24h, onde o objetivo é cumprir as normas contidas no Plano São Paulo e reforçadas pela Prefeitura no âmbito municipal, para fazer reduzir a taxa de transmissão do vírus. Nesta segunda-feira, diversas diligências foram realizadas na área central da cidade e outras regiões, com abordagens de comerciantes que estavam com portas semiabertas e permitindo o acesso dos clientes, o que não é permitido nessa fase, com as atividades consideradas não essenciais.