O auditório da Secretaria Municipal da Educação esteve cheio nos dois períodos nesta sexta-feira, 8, durante um encontro que faz parte do programa preventivo Saúde e Prevenção nas Escolas. Ao longo do ano, de maneira integrada o município e o Estado desenvolvem atividades preventivas com grupos de estudantes em todas às unidades de ensino do Estado, formando equipes multiplicadoras que estiveram presentes durante essa sexta-feira.
Participaram inicialmente de duas sessões de uma encenação teatral com o título ‘O céu azul ninguém me tira’, montagem da Cia Teatral Paulista, de Jundiaí. A peça é uma comédia que trata do tema, levando informações e alertando os jovens sobre os cuidados que precisam observada, especialmente sobre doenças sexualmente transmissíveis e suas consequências.
Estiveram presentes equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Direção Regional de Ensino. Um dos objetivos do encontro foi reforçar os conceitos debatidos e levados nas escolas, especialmente relacionados a busca de uma forma mais integrada e consistente nas políticas e ações de educação e de saúde. Foi dado ênfase especial a necessidade de redução da incidência das doenças sexualmente transmissíveis e de infecção pelo HIV/Aids; redução da incidência de gravidez na adolescência; redução da evasão escolar relacionada à gravidez na adolescência na população jovem e o papel de cada jovem enquanto agente multiplicador das informações ali compartilhadas.
As duas encenações teatrais foram realizadas pela manhã, com grupos de 400 alunos em cada turno, onde a mensagem repassada de forma divertida e interativa, chamava a atenção para a prevenção. Para diminuir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce a fuga das escolas.