O prefeito Alexandre Ferreira participou nesta terça-feira, de uma reunião com vários prefeitos e representantes dos municípios, que compõem a região administrativa de Franca, com o objetivo de buscar a união e o envolvimento de todos, junto ao Governo do Estado para a solução de dois sérios problemas, a abertura de novos leitos de UTI e mais vacinas para a população.
Alexandre Ferreira ressaltou que, nesta semana, 10 novos leitos de UTI entrarão em funcionamento, sendo 5 no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e 5, na Santa Casa de Ipuã. Para a próxima semana, outros 5 leitos já estão programados para começar a funcionar também no AME. Porém, mesmo com o esforço que está sendo feito, a região necessita da instalação de novos leitos para atender a demanda.
Durante sua exposição, o prefeito de Franca fez um alerta, informando que, historicamente, os meses entre abril e julho, são críticos para as doenças respiratórias, por isso, é necessário que as cidades tenham um planejamento, preparando a estrutura hospitalar, principalmente, nesta época de pandemia, já que a cobertura vacinal ainda não é suficiente. "As quantidades de vacinas enviadas são definidas pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado, que também determinam os grupos prioritários para a imunização em cada uma das fases. Precisamos agilizar a aplicação da vacina, ampliando o número de doses para o atendimento de toda a população", disse o prefeito.
Uma outra medida apresentada por Alexandre, durante o encontro, seria pleitear junto ao Governo do Estado, a implantação de um Hospital de Campanha Regional, exclusivo, para o tratamento da Covid-19, com estrutura de UTI e enfermaria.
Franca tem uma estrutura física limitada nos hospitais Santa Casa e do Coração, o que inviabiliza a abertura de novos leitos. "Vamos até o governador, com os prefeitos da região unidos para cobrar e também apresentar soluções. Não podemos ficar parados, enquanto os problemas vão só aumentando", frisou Alexandre Ferreira.