A Secretaria de Saúde de Franca juntamente com as Vigilâncias Epidemiológicas Municipal e Estadual investigam um segundo possível caso suspeito de Doença pelo Coronavírus no município. O primeiro caso suspeito foi notificado à Vigilância Epidemiológica Municipal no dia 26/02/2020, envolvendo uma paciente vinda de recente viagem ao Norte da Itália. Foram coletadas amostras biológicas e orientada paciente sobre as medidas de precaução domiciliar e liberado de alta hospitalar. Os contactantes do paciente suspeito estão sendo monitorados em domicílio e orientados em relação a sinais e sintomas da infecção pelo novo coronavírus a procurarem assistência médica.
O segundo possível caso, conforme Nota à Imprensa emitida nessa sexta-feira, 28, trata-se de um homem, que esteve em Milão, na Itália. A cidade europeia enfrenta um surto da doença. O paciente passou por atendimento médico em Franca, no dia 26 de fevereiro, com sintomas semelhantes aos do Covid-19. Como estava com sintomas brandos, recebeu alta e permanece em casa. O material foi encaminhado para análise em São Paulo e, assim que o resultado estiver pronto, a Secretaria de Saúde fará a divulgação para imprensa e população.
A Vigilância Epidemiológica Municipal reitera que segue rigorosamente os protocolos encaminhados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde no monitoramento dos pacientes e das pessoas com quem tiveram contato recentemente.
Cerca de 20 pessoas estão sendo monitoradas em Franca, por terem tido contato com os dois casos suspeitos, mas estão sem sintomas. ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO: Como prevenir o novo coronavírus? O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias, incluindo o novo coronavírus.
Entre as medidas estão: • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. • Evitar contato próximo com pessoas doentes. • Ficar em casa quando estiver doente. • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável e jogar no lixo e higienizar as mãos depois. • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. • Etiqueta respiratória:
A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, mantém as equipes de saúde em alerta e atualizadas sobre a conduta de atendimento aos casos suspeitos de Coronavírus. Todos os profissionais dos prontos-socorros, UBSs e Upas são orientados, desde as recepcionistas até equipe médica sobre os procedimentos a serem adotados.
Os profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.