Nesse instante em que aumentam os casos de gripe, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que a campanha está chegando ao final nesta sexta-feira, 31. Já o plantão, que está sendo realizado no Franca Shopping, termina nesta quinta-feira com atendimento das 16 h às 19 h. Ao divulgar essas informações também atualizou os dados relativos aos números de pessoas imunizadas até agora. Foram vacinadas 64.128 pessoas, o que corresponde a mais de 67% e a meta é atingir 90% do público-alvo. O esforço da Secretaria de Saúde é conseguir imunizar os 23% restante.
Na rede de Unidades Básicas de Saúde, desde o mês passado, a vacinação está disponível diariamente das 10 h às 16 h, revela o secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto. Os pais com crianças na faixa etária de 6 meses e menores de 6 anos que ainda não levaram os filhos devem fazê-lo, o mesmo vale para o restante do público-alvo, formado por gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, professores, policiais, comorbidades.
Dessas faixas o público que mais se vacinou em Franca foi de idosos, com 27.649 pessoas, em torno de 75% da meta alvo e depois as crianças com 14,7 mil, cerca de 60%. Mas é preciso que cada um faça sua parte e previna-se de futuras complicações.
Complicações
Apesar de a gripe geralmente ser uma condição passageira, sem grandes repercussões, em alguns casos ela pode causar complicações. Pessoas com o sistema imunológico comprometido – seja pelo uso de remédios, pela condição de saúde ou pela própria idade – estão mais sujeitas à doença. A vacina auxilia e pode prevenir o agravamento dessas situações.
Uma das principais ameaças é para o pulmão, pois o vírus pode contaminar uma pessoa com o sistema imunológico comprometido e agravar o seu quadro de saúde. Pode ocasionar inflamações no órgão e comprometer o seu funcionamento, levando a outras situações mais graves.