Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Franca registra o primeiro caso de morte por dengue

Tamanho da letra:

      A Secretaria Municipal de Saúde informa, com pesar, que registrou o primeiro caso de morte por dengue em 2019 em Franca. Segundo o secretário de Saúde, José Conrado Netto, o registro foi feito no mês de abril e trata-se de um idoso, de 70 anos, morador da zona Oeste da cidade. O caso foi notificado como autóctone, ou seja, a contaminação ocorreu no próprio município. A confirmação foi feita após minuciosa investigação documental realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

     “O paciente era idoso, o que contribuiu decididamente para a exacerbação, dado seu quadro clínico e, por consequência, à evolução do óbito”, disse o secretário, que completou: “A dengue é uma doença que depende de comportamentos e o fato de a cidade ter registrado poucos casos nos últimos anos traz a falsa impressão de que não há riscos na cidade e, com isso, a população se descuida. Não se combate a dengue sem parceria”.

    O registro do primeiro óbito por dengue em Franca acende o alerta para a importância de se combater o mosquito. As ações da Vigilância Ambiental seguem intensas e por toda a cidade, inclusive aos finais de semana. Agentes percorrem bairros, orientando moradores sobre a importância de se manter a casa e o quintal livres de objetos que possam servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

    No último sábado, os agentes visitaram os bairros Jardim Riviera, Jardim Palma, Jardim do Éden e Prolongamento, Jardim Paulistano, Jardim Panorama e Jardim São Francisco.

    Mesmo assim, a população precisa fazer sua parte com o intuito de evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, contribuir para não aumentar o número de casos de dengue.

    Vale lembrar que o mosquito se utiliza de todo tipo de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do cotidiano como: garrafas, latas, pneus, plásticos, vaso de plantas, entre outros. “É preciso que as ações para o controle da dengue garantam a participação efetiva de cada morador na eliminação de criadouros, uma vez que 90% dos focos da dengue estão dentro das residências”, disse o secretário.

    Atualmente, Franca registra 7.019 suspeitas, 771 positivos (sendo 73 importados) e 150 negativos. Além disso, 5.665 notificações aguardam fechamento de análise.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais