A Vigilância Epidemiológica do município, unidade vinculada a Secretaria de Saúde, confirmou nesta quinta-feira, 29, a constatação na cidade de três óbitos em razão da gripe H1N1 (Influenza). A constatação foi feita através de exames que estavam pendentes de resultados no Instituto Adolfo Lutz e são autóctones, ou seja, envolvendo pessoas da própria cidade, sendo duas mulheres e um homem.
No ano passado, Franca registrou sete óbitos, informou o secretário da pasta, José Conrado Netto, alertando que alguns cuidados são essenciais como prevenção. Entre eles o de lavar as mãos sempre com água e sabão após o espirro, tosse, uso de sanitários, ao tocar os olhos, nariz e boca. Ao tossir e espirrar, procurar sempre proteger a boca com lenço descartável, além de se evitar ambientes fechados e tumultuados e ingerir muito líquido.
O secretário também informou que a campanha contra a gripe Influenza já se encerrou este ano, pois ela acontece sazionalmente para grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A próxima campanha ocorrerá somente no ano que vem. Os registros do ano passado foram de casos quatro autóctones e três importados.