A Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, distribuiu aos agentes de saúde, tablets que estão sendo usados pelas equipes de Estratégia e Saúde da Família (ESF) nas visitas domiciliares. O uso da tecnologia mobile proporciona maior agilidade e qualidade ao trabalho dos agentes. Através do aparelho, eles podem verificar em tempo real o histórico das famílias e cadastrar novas informações, como por exemplo, se há uso de medicamentos contínuos e quais as principais necessidades delas. O registro dos dados é feito através do aplicativo "e-SUS Território". O app é um grande aliado no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
De acordo com a secretária Waléria Mascarenhas, o uso da tecnologia facilita muito o trabalho dos agentes, que não precisam mais ficar preenchendo formulários de papel. “Antes de adotar os tablets, os agentes precisavam escrever as informações nas fichas e, somente após o retorno à unidade, poderiam registrá-las no sistema. Além do retrabalho, esta prática poderia ocasionar possíveis inconsistências nas informações quando digitalizadas. Agora, a informatização permite que os agentes melhorem o atendimento prestado”, disse.
O tablet fornece acesso à versão off-line, assim os agentes conseguem cruzar informações, criar mapas epidemiológicos e acompanhar de perto a situação, por exemplo, de gestantes e doentes crônicos. Além disso, no momento da visita, é possível obter a localização geográfica do agente via GPS, facilitando o mapeamento dos pontos de cobertura das equipes.
Inicialmente, o uso de tablets está acontecendo em unidades-piloto, que são: UBSs City Petrópolis, Paineiras e Parque do Horto. Em breve, será expandido para todas as unidades de Saúde da Família.