A Prefeitura de Franca com o objetivo de alertar sobre os sintomas iniciais do Câncer de Cabeça e de Pescoço, realizada com suas equipes da secretaria de Saúde, no dia 21 de julho, a campanha Julho Verde na Praça Barão, das 9 h às 13 h. Haverá uma estrutura com barracas e distribuição de materiais alusivos a doença, trabalho organizado pelas equipes da secretaria Municipal de Saúde.
Esta é uma iniciativa para que a população, principalmente tabagistas e etilistas, possa ser esclarecida sobre sinais e sintomas, e, havendo casos suspeitos, estes possam ser encaminhados para diagnóstico e tratamento. Sinais como uma ferida na boca que não cicatriza ou uma mancha branca, um nódulo cervical ou uma rouquidão persistente por mais de 15 a 21 dias, devem chamar a atenção e ser imediatamente avaliados por um especialista em Cabeça e Pescoço ou um profissional cirurgião-dentista.
O tratamento precoce alcança mais de 80% de chance de cura e a morbidade é mínima se comparada aos baixos índices de cura em fases mais avançadas (em muitos casos não chega a 50%). Pacientes tabagistas e etilistas são o principal grupo de risco para o desenvolvimento do Câncer de Cabeça e Pescoço. O diagnóstico precoce ainda é a forma mais eficaz de tratar o câncer de Cabeça e Pescoço.
Dessa forma, Campanhas mundiais de alerta para os sintomas iniciais têm sido realizadas anualmente no mês de julho e o dia 27 de julho é considerado o dia Mundial de prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Nas Unidades Básicas de Saúde as equipes de recepção também estão sendo orientadas a respeito, no sentido de difundir e compartilhar as orientações a respeito de algumas formas eficazes de prevenção.
Mais informações no tel.: 3711-9451.