Sobre os testes para confirmação ou não do contágio, Dr. Homero mencionou os protocolos que devem ser seguidos para a aplicação e quais grupos de pessoas estão adequadas a realiza-los.
Ele menciona que há dois tipos de testes laboratoriais para Covid 19, no momento, em Franca, que são: RT-PCR e o sorológico. “Esses testes têm suas particularidades e só os médicos experientes com a Covid 19, podem analisar”.
De acordo com o médico, o teste de RT-PCR é recolhido de secreções nasais e da garganta do paciente suspeito, podendo dar um resultado mais confiável até o sétimo dia do início dos sintomas. Depois desse período, deve ser feito o exame de sorologia (coleta de sangue), indicado após o oitavo dia do início dos sintomas, para se ter o diagnóstico mais preciso.
Estão autorizadas a fazer os testes as pessoas que apresentarem os sintomas da Covid 19, como: dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento, entre outros. Ou o paciente que possuir comorbidades, ser idoso, enfim, ser de algum grupo de risco, mas sempre dentro do que preconiza o protocolo de cada tipo de teste.
Dr Homero ressalta que é muito importante que todos tomem os devidos cuidados para não ser infectados, como o uso correto de máscaras, higienização das mãos, seja com água e sabão ou com álcool em gel e distanciamento social.
“Agora com a abertura gradual das atividades econômicas, os cuidados devem permanecer e ser redobrados. Cada um de nós deve ter plena consciência para combater o vírus”, completa.
MÉDICO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DÁ INFORMAÇÕES SOBRE A COVID 19
Dr. Homero Rosa Júnior, médico da Vigilância Epidemiológica, órgão da Prefeitura de Franca ligado à Secretaria de Saúde, participou no dia 03 de junho de entrevista através de Podcast, promovido pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE), uma parceria da Prefeitura com o Uni-FACEF, onde fez explanações sobre o enfrentamento da Covid 19.