O Arrastão da Limpeza e o Mutirão contra a Dengue, realizados no último sábado, 14, foram considerados um sucesso com a participação de profissionais das Secretarias de Saúde e ainda de Serviço e Meio Ambiente. Pelo menos, oito caminhões percorreram as ruas de 29 bairros coletando 38 toneladas de material que possa servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.
Além disso, 45 funcionários da Vigilância Ambiental percorreram as residências orientando moradores sobre a importância de se combater o mosquito da dengue evitando o aumento do número de casos positivos na cidade. Foram distribuídos folhetos informativos sobre a importância de se manter os quintais sempre limpos e como se prevenir contra o mosquito.
Entre os bairros visitados estão: City Petrópolis, Jardim Cambuí, Ipanema, Marambaia, Parque do Horto, Miramontes, Recreio Campo Belo e Santa Terezinha. O saldo das visitas foi considerado positivo pelos organizadores, uma vez que os moradores entenderam a importância do trabalho. Uma grande quantidade de criadouros foi localizada, principalmente dentre de residências, e eliminada pelos agentes de vetores da Vigilância Ambiental. Entre os materiais coletados e eliminados estavam garrafas pet e de vidro.
Atualmente, a cidade contabiliza 10.200 casos notificados de dengue, sendo 2.593 casos confirmados e 781 negativos. Além disso, 6.683 ainda esperam resultado. “Este trabalho é realizado o ano todo de forma ininterrupta. Sendo que desde novembro estamos priorizando as áreas onde nossa equipe técnica identificou como maior crítica e com possível chance de transmissão de dengue. Como por exemplo, a região Sul do complexo Aeroporto, a região Oeste e bairros como Jardim Luíza I e II, Santa Terezinha e Jardim Leporece”, disse Felipe Granzotti, diretor da Vigilância Sanitária.