![vacina original](/images/news/13-02-25/vacina_original.png)
A Secretaria de Saúde realiza, nesta quinta e sexta-feiras, um mutirão de vacinação em parceria com o Franca Shopping, que receberá a iniciativa das 11 às 17 horas.
Quinze servidores estarão próximos ao espaço de brinquedos e recreação do shopping para aplicar as vacinas contra febre amarela, dTpa (difteria, tétano e coqueluque), HPV e Meningo ACWY.
A vacina de febre amarela deve ser aplicada a partir de 9 meses, com reforço aos 4 anos. Caso a criança tenha recebido apenas uma dose do imunizante antes de completar 5 anos, deverá receber um adicional, independentemente da idade, respeitando o intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.
Os adolescentes também poderão receber imunizantes, como o HPV (dos 9 aos 19 anos) e da Meningo ACWY, sendo dose única dos 11 aos 14 anos.
Já a dTpa é indicada em caráter excepcional para trabalhadores de saúde que atuam na área da ginecologia, parto e pós-parto imediato, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), UCIs (Unidades de Cuidados Intensivos), neonatal, berçários e creches (que atendem crianças até 4 anos) e doulas.
Além da imunização no shopping, em que é necessário estar com a documento pessoal e carteira de vacinação, as Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas de segunda a sexta-feira, e as Estratégias da Saúde da Família, das 8 às 16 horas, estão de portas abertas para vacinar a população. “É muito importante que o calendário de vacinação esteja em dia. Assim, todos ficam protegidos”, orientou Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
O Franca Shopping fica na avenida Rio Negro, 1.100, no Jardim Roselândia. Para a gerente de marketing do centro de compras, Angelique Apolinário, esta parceria com a Prefeitura é positiva. “A ação de vacinação, em parceria com a Secretaria de Saúde, reforça essa missão ao facilitar o acesso a imunizações essenciais em um ambiente de grande circulação. Estamos muito felizes em contribuir para a ampliação da cobertura vacinal e convidamos todos a aproveitarem essa oportunidade para se protegerem e cuidarem da saúde”, ressaltou.