A Prefeitura de Franca reuniu na tarde de terça-feira, 17, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, representantes de instituições de saúde municipais e particulares para oficializar a montagem do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. Foi um encontro proveitoso, inicialmente com um número grande de pessoas representando o conjunto das instituições, depois reduzido a pedido dos organizadores para que ficasse um membro de cada entidade.
O Comitê é formado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, UPAs, Prontos Socorros Municipais, Samu, NGA-16, Hospital da Caridade, Hospital Allan Kardec, Unimed, Regional - São Francisco, Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental e outros. O objetivo é atualizar as informações referentes ao Coronavírus e, a partir de um plano de trabalho, manter as comunidades hospitalares e população informadas sobre a doença, com recomendações de medidas preventivas, diagnóstico, casos suspeitos e confirmados, dentre outras, além da preparação prévia de uma estrutura segura para eventuais atendimentos de pacientes contaminados.
O prefeito Gilson de Souza, o promotor de Justiça Eduardo Tostes, o secretário de Saúde, José Conrado Netto, o médico Homero Rosa Júnior, da Vigilância Epidemiológica, os secretários de Educação, Edgar Ajax, de RH, Luís Oliveira e de Ação Social, Eliete Neves, além dos vereadores Carlinhos Petrópolis, Corrêa Neves e Tony Hill, participaram da reunião. Muitas ideias foram apresentadas e sistematizadas para que sejam aprofundadas em novo encontro marcado para esta quinta-feira, 19, no mesmo local, a partir das 17 horas.
Nessa nova reunião o objetivo é detalhar as diretrizes traçadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, as quais serão divulgadas posteriormente, de maneira oficial, de forma a eliminar as ondas de boatos e disseminação de notícias falsas. Os números dessa quarta-feira até por volta das 15 horas, eram os mesmos do dia anterior, ou seja, 12 notificações registradas, das quais 4 com resultados negativos e outras 8 no aguardo do resultado dos exames. Definidas as diretrizes o grupo de forma integrada, envolvendo o serviço público e rede particular partirão para as ações práticas no sentido de conscientizar e buscar a adesão máxima da população que precisa ser uma aliada nesse esforço para controle da pandemia.
Prefeitura muda rotina de atendimento
A Prefeitura conforme já parcialmente divulgado, está priorizando o atendimento ao público por telefone e via eletrônica, por e-mails, na Secretaria de Planejamento e na Central de Atendimento, com limitação de acesso a recepção. O Banco do Povo e Sala do Empreendedor também adotaram esse cuidado (ver nota emitida hoje), o mesmo ocorrendo com o Procon. As Escolas e Creches funcionam sem obrigatoriedade de presenças essa semana, mas a partir de segunda-feira, 23, fecham preventivamente até que seja regularizada a situação.
Em publicação extra do Diário Oficial de terça-feira, 17, o prefeito Gílson de Souza em Decreto, estabelece algumas medidas preventivas no âmbito da Educação, permitindo que o secretário da pasta tenha maior segurança jurídica nas suas deliberações. O propósito é prevenção e proteção maior da população e diminuir a possibilidade de proliferação do vírus, com reiterados pedidos para que as pessoas evitem locais fechados e com aglomerações.