Dentro do que havia sido programado, foi realizada nesta quinta-feira, 11, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório II do Centro Universitário Uni-Facef, onde aspectos gerais da saúde pública e o direito universal das pessoas a esse serviço dominaram as discussões. Muitos profissionais da área estiveram presentes, acompanhando primeiramente a abertura com a presença de autoridades e na sequência a palestra foca no assunto tema do evento ‘A Consolidação do SUS para Manutenção do Direito à Saúde’, com o promotor de Justiça, Eduardo Tostes.
Organizada pela Prefeitura, através de sua Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal, a 8ª Conferência Municipal de Saúde é um espaço de discussão sobre a realidade da saúde pública no âmbito local, tendo como referência o Sistema Único de Saúde. Participaram da mesa de honra, falando a respeito o presidente do Conselho, Clóves Plácido Barbosa, Elisia Cristina e José Conrado Dias Neto, ambos da Secretaria de Saúde e o vice-prefeito Frank Sérgio Pereira, além do promotor Eduardo Tostes.
Na abertura dos trabalhos foi feita a leitura do Regimento Interno da Conferência, seguido da reunião de grupos após a palestra e o período da tarde foi reservado para debates entre os participantes, em sua maioria profissionais da área, com votação e encaminhamento das propostas apresentadas por cada seguimento, que será o documento dos trabalhos. Fechando a programação houve a votação do documento final e eleição dos conselheiros para a etapa regional.