A Secretaria de Saúde está desenvolvendo uma série de ações para as mulheres na rede municipal, através da Campanha ‘Outubro Rosa’, com um mês voltado para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
A mobilização, buscando abranger o maior número de mulheres, acontece por meio das abordagens multiprofissionais, junto à comunidade, a partir das recepções e salas de espera das unidades, sejam elas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ESFs (Estratégias Saúde da Família), Ambulatórios e demais repartições que oferecem serviços de saúde.
Ao longo do mês, serão montados grupos de orientação nas UBSs, palestras com médicos, trabalhos em parceria com o Centro Universitário Uni-Facef e a Universidade de Franca, além da realização de exames de Papanicolau e Mamografia.
Na ESF Paineiras, por exemplo, já há duas ações programadas. A primeira acontece em 17 de outubro, terça-feira, às 9 horas, em parceria com o Uni-Facef. Será realizada uma roda de conversa sobre a saúde da mulher e um café da manhã. Depois, no sábado, 21, das 8 às 12 horas, haverá mutirão na unidade para coleta de Papanicolau e pedidos de Mamografia. É necessário levar os documentos pessoais.
A Saúde também fará uma ação, em conjunto com o SIAS (Serviço Integrado de Atendimento ao Servidor). De 23 a 27 de outubro, uma enfermeira atenderá as servidoras. Estão previstas, ainda, outros trabalhos com a comunidade.
Atendimento
Neste ano, de janeiro a setembro, a Secretaria de Saúde já contabilizou 45.450 consultas com ginecologistas. O número de mamografias solicitadas e realizadas, em igual período, chegou a 9.190.