
A Secretaria de Saúde renovou o convênio com comunidades terapêuticas da cidade para o acolhimento de pacientes, que necessitam de tratamento para dependência de álcool e drogas.
A parceria foi estendida por um período de um ano, com as entidades Associação Núcleo de Apoio e Recuperação da Vida (NAREV), Desafio Cristão Nova Vida (DCNOVI) e Associação Mão Amiga Recanto da Janaína, possibilitando o atendimento de 50 pacientes do sexo masculino, nas três unidades, com investimentos superiores a meio milhão de reais.
O encaminhamento do paciente para o acolhimento nas unidades é dado pelo médico psiquiatra, após passar por tratamento no CAPS AD III Renascer (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), e for constatada a necessidade de um tratamento mais especializado, mediante autorização da Secretaria Municipal de Saúde.
O CAPS AD, administrado pela Fundação Espírita Allan Kardec (FEAK), por meio de convênio, conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, farmacêuticos, monitores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, dentre outros e tem funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.
O tratamento conta com atendimento psicoterápico e consultas individuais ou em grupos, participação em oficinas, orientações e outras ações específicas para cada paciente. O CAPS AD III Renascer também conta com 8 leitos disponíveis para o acolhimento por até uma semana, no máximo, dos usuários, após avaliação da equipe, respeitando a vontade do paciente, visando a reestruturação do indivíduo, melhora no quadro de saúde, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e reinserção na sociedade.
O paciente que necessita ser encaminhado para o acolhimento nas comunidades terapêuticas conta com um Projeto Terapêutico Singular, com os atendimentos e atividades voltadas para as suas necessidades, visando sua recuperação. Somadas ao tratamento são oferecidas 35 atividades e oficinas de saúde, educativas, esportivas, artesanato, culinária e até educação financeira. O tratamento tem duração de seis meses.
O CAPS AD III Renascer fica na rua Cavalheiro Petráglia, 82, na Vila Santos Dumont, próximo a UBS da Estação.
A Secretaria de Saúde programou para este sábado, 10, uma força tarefa, com servidores que estarão trabalhando para a atualização do cadastro das doses aplicadas em Franca, no sistema Vacivida, do Governo do Estado. O Vacivida permite todo o acompanhamento individualizado e em tempo real dos registros de pessoas imunizadas contra o coronavírus, com relatórios atualizados de doses aplicadas e a cobertura vacinal dos 645 municípios paulistas.
Lucas Souza, secretário de Saúde, informou que a ação será necessária, tendo em vista que a quantidade de vacinas aplicadas nos postos Drive Thru do Poliesportivo e Franca Shopping, uma média de 450 doses, em cada posto, totalizando 900, em cada dia de vacinação de primeira dose, precisam ser inseridas no sistema. Devido ao intenso movimento nesses dias, durante a vacina, os dados dos pacientes são anotados, manualmente, e agora devem ser digitalizados e transferidos para o cadastro estadual. Nas Unidades Básicas, esse problema não foi registrado, uma vez que o sistema é atualizado, no momento da aplicação do imunizante.
De acordo com o boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica até esta quarta-feira, foram aplicadas 49.908 doses, entre a primeira e a segunda aplicação da vacina para idosos, com idade a partir de 68 anos, profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência, que vivem em instituições de longa permanência. Somado a esse número, a Secretaria Municipal de Saúde ainda vacinou 1.016 profissionais de segurança e 159 do CDP, totalizando 51.083 doses aplicadas na cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde reduziu para apenas 3 postos de atendimento, a segunda dose da vacinação a ser oferecida nesta sexta-feira, dia 9. Isso é explicado pela diminuição a cada dia, do público alvo formado pelos idosos com 77 anos ou mais e profissionais de saúde, que precisam receber a segunda dose da vacina contra o Coronavíus.
Dessa forma, o atendimento nesta sexta-feira será prestado na UBS da Estação, no período das 7h30 às 13h e no posto Drive Thru, do Poliesportivo, das 8h às 17h. Os profissionais de saúde deverão se apresentar na UBS do Jardim Paulista, das 13h às 17h, levando um documento de identidade, CPF e o cartão de vacina, comprovando que receberam a primeira dose.
Educação
A Secretaria de Saúde informa também, ter recebido nesta quinta-feira, um lote de vacinas, exclusivamente, para os profissionais de educação, com previsão de início da imunização para a próxima segunda-feira, 12. O cronograma com os locais e horários de atendimento será divulgado nesta sexta-feira, cabendo lembrar que a Secretaria de Educação se antecipou e constituiu uma comissão para auxiliar na organização e planejamento dessa logística.
Poderão receber a vacina, professores e funcionários que trabalham dentro das salas de aula, com idade de 47 anos ou mais. No âmbito local, os profissionais de Educação devem acessar o site vacinaja.educacao.sp.gov.br e efetuar o cadastro, anexando os holerites, de fevereiro e março deste ano.
/**/