A Vigilância Sanitária divulgou nesta segunda-feira, 24, um balanço das operações realizadas pela Patrulha Covid, por toda a cidade a partir da última sexta-feira, incluindo o final de semana até a manhã desta segunda-feira.
Na sexta-feira, as autoridades sanitárias visitaram e emitiram autos de infração para um depósito de bebidas, festa em chácara e uma quadra esportiva, além de orientações e notificações em uma loja de conveniência, quatro bares, restaurante e uma chácara. Já no sábado, os fiscais se depararam com o desrespeito as medidas restritivas de enfrentamento a Covid-19 e mediante, as denúncias recebidas pelo Covizap e Guarda Civil Municipal, confirmaram a realização de uma festa de casamento em chácara, apreenderam aparelhos de som, que seriam utilizados em uma cavalgada, com a emissão de autos de infração, notificações e orientações em chácaras e área de lazer.
As aglomerações de pessoas foram registradas em bairros como as Vilas Maria, Tótoli e Recanto Elimar, avenida Brasil, além da Rodovia João Traficante, altura dos quilômetros 3 e 5, em chácaras.
No domingo, a Patrulha Covid lavrou um auto de infração, com interdição de um bar, notificaram os responsáveis por uma festa particular e no início da noite, com o apoio da Polícia Militar, realizou blitze na avenida Champagnat, onde foi registrada aglomeração de torcedores, em comemoração a um evento esportivo.
Na manhã desta segunda-feira, após o recebimento de denúncias pelo Covizap, os fiscais visitaram quatro academias, que estavam funcionando e três delas, receberam autos de infração, tendo em vista que pelo decreto municipal 11.267, com a adoção de medidas mais restritivas ao Plano São Paulo, as atividades em academias de esportes de todas as modalidades não estão permitidas.
Mariela Toscano, responsável pelas Vigilâncias Sanitária e Ambiental, destacou que desde o início das atividades da Patrulha Covid, em duas semanas, já foram emitidos 19 autos de infração, 10 interdições, 15 orientações, 4 notificações e uma apreensão de aparelhos de som, em estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, festas clandestinas em chácaras e áreas de lazer, eventos esportivos e outras aglomerações.
Segundo ela, esse tem sido um trabalho bastante efetivo e árduo, com o intuito de conscientizar as pessoas a respeitarem as legislações municipal e estadual de enfrentamento a Covid. "Devido a grave situação das condições epidemiológicas da cidade, com o aumento de mortes e a confirmação de novos casos da doença, as pessoas precisam agir com mais responsabilidade e consciência, evitando aglomerações e ficando em casa. E essa é uma realidade que as autoridades sanitárias não têm encontrado pela cidade. Infelizmente!", declarou.
As denúncias para a Patrulha Covid poderão ser feitas pelo canal Covizap - 99917-2802 e pela Guarda Civil Municipal pelo telefone 3724-1033.