O prefeito Alexandre Ferreira anunciou que a partir da próxima segunda-feira, 15, a rede de Unidades Básicas de Saúde ganhará uma hora a mais para o funcionamento até às 19h. Atualmente, as UBS funcionam no horário das 7h às 18h.
De acordo com o chefe do Executivo, a medida está sendo adotada, com o objetivo de atender às pessoas, que trabalham e ficam impossibilitadas de buscar o atendimento durante o dia. "Com essa decisão, as pessoas que trabalham poderão, por exemplo, completar o seu ciclo de proteção contra a Covid ou levar o seu filho para se vacinar, estando mais protegidos contra diversas doenças", comentou o prefeito.
Com a extensão no horário de funcionamento das 15 UBS, espalhadas pelos bairros, serão intensificados os atendimentos de enfermagem, como aplicação de vacinas contra a Covid-19 e os imunizantes de rotina disponíveis, diariamente, curativos, agendamento de consultas e outros procedimentos. As unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) nos Jardins Palma, City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Luíza permanecerão com o funcionamento das 7 às 17h.
Ainda, segundo o prefeito Alexandre Ferreira, a próxima etapa será uma nova ampliação no horário das UBS, para a realização de consultas. Para isso, está em andamento um concurso público para a contratação de novos médicos. "Portanto, estamos abrindo as UBSs até mais tarde, inicialmente, para procedimentos de enfermagem e, após este novo concurso público, vamos ter médicos até mais tarde também", reafirmou ele.
Ferreira também anunciou que, na próxima semana, terá início a construção da UBS do City Petrópolis e está em andamento a licitação para a construção de mais duas unidades, no Jardim Parati/Ana Dorothéia e outra no Jardim Paineiras/São Domingos. Os investimentos para as três unidades serão superiores a R$ 7 milhões.