A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Saúde, promove mais um arrastão neste fim de semana em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Desta vez, os agentes de saúde concentrarão o trabalho na região Oeste da cidade com visitas a residências e nebulização (‘fumacê’).
O secretário de Saúde, José Conrado Netto, pede a ajuda da população para receber os agentes que entram nas casas para olhar quintal em busca de vasilhames com água parada. Também são verificados piscinas, vasos de plantas, entre outros objetos. O secretário alerta que os agentes de saúde estão sempre uniformizados e com o crachá da Secretaria de Saúde. Caso o morador fique receoso se realmente se trata de um agente de saúde pode ligar para os telefones: 3711-9408 e 3711-9402.
No caso do ‘fumacê’, é recomendado que os moradores abram as janelas e portas para a fumaça entrar.
A ação deste fim de emana contará com o apoio de 55 agentes de saúde que visitarão os bairros:
Vila Santa Luzia
Jardim Conceição Leite
Vila Santos Dumont
Vila Nova
Vila Raycos
Jardim Califórnia
Já os trabalhos de nebulização percorrerão:
Santa Terezinha
Jardim Martins
Jardi Redentor
Santa Terezinha e Prolongamento
‘SOS Dengue’
Além do arrastão, a Secretaria de Saúde implanta outras ações para combater o mosquito e também amenizar o sofrimento do paciente que pegou dengue. A partir da próxima segunda-feira, 4, as 21 Unidades de Saúde oferecerão um espaço reservado para atender os pacientes com dengue. Serão criadas duas vagas no período da manhã e duas à tarde para hidratação. O objetivo é melhorar o atendimento prestado ao paciente e ampliar o atendimento no Pronto-Socorro “Álvaro Azzuz”.
“A nossa preocupação é com as pessoas. Por isso, tomamos atitudes para tratar o paciente que busca atendimento com suspeita de dengue. Estamos abrindo vagas em toda a UBS para hidratação. Atualmente, o paciente precisa se deslocar até o Pronto-Socorro.”
Comitê de Mobilização
Além de desenvolver ações pela cidade para combater o mosquito da dengue, a Prefeitura também pretende retomar o chamado Comitê de Mobilização. Para tanto, pedirá a colaboração de instituições, associação de moradores, igrejas, universidades, centros comunitários, entre outros,
O encontro está marcado para o dia 7 de fevereiro às 19 horas no Salão Azul da Secretaria de Saúde, na Av. Dr Flávio Rocha, 4780. A proposta é conseguir a ajuda das entidades que poderão orientar moradores nos bairros onde atuam.