O prefeito Alexandre Ferreira autorizou e a prefeitura contratou 7 novos leitos de UTI, junto à Santa Casa de Franca, os quais serão colocados em funcionamento em duas etapas, a partir desta semana. Os 3 primeiros, a partir desta sexta-feira, dia 22 e os outros 4 estão programados para entrar em operação na sexta-feira seguinte, dia 29, elevando ao total de 37 disponíveis na rede pública.
Ao tomar essa decisão, o prefeito ressaltou que o intuito é evitar um colapso no sistema de atendimento público e não prejudicar a população, mas deixou claro que essa é uma obrigação do Governo Estadual. “Enquanto ele não faz a parte que devia, nos antecipamos e tomamos essa providência emergencial”, disse Alexandre Ferreira.
Mesmo com essa medida, onde a Prefeitura investirá mais de R$ 1,4 milhão para o custeio desses leitos, a orientação da administração é de continuar questionando o governo paulista, no sentido de cumprir o seu papel e atender as necessidades de Franca e região, já que a Santa Casa é o hospital de referência. O prefeito também agradeceu a confiança depositada pelos dirigentes da instituição nessa parceria.
Leitos no Pronto-socorro
O prefeito de Franca reiterou os apelos feitos, anteriormente, pedindo que as pessoas redobrem os cuidados no dia a dia, usando máscara, evitando aglomerações e mantendo a higiene pessoal, pois melhorar a estrutura de atendimento é importante, mas não basta. É preciso reduzir a incidência da disseminação da doença. Isso será conseguido com a colaboração de cada cidadão, mantendo o distanciamento físico e demais cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias, que fazem parte da campanha “Todos Contra a Covid”.
Alexandre Ferreira observou que determinou nestes primeiros dias de seu governo e a Secretaria de Saúde já colocou à disposição da população, 8 leitos tipo UTI, equipados com respiradores similares aos equipamentos mantidos nos hospitais junto ao Pronto-socorro ‘Dr. Álvaro Azzuz’. Esses leitos funcionarão como suporte em ocasiões quando a situação exigir, em que a estrutura da rede atingir o seu limite.