Prefeitura e Uni-Facef recepcionam novos preceptores do PET Saúde

WhatsApp Image 2022 08 04 at 17.36.45

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 4, a cerimônia de recepção e boas vindas aos quatro novos preceptores do Programa PET Saúde/Gestão e Assistência (Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde), realizado através de parceria entre a Secretaria de Saúde e o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef).

O evento realizado no auditório da Unidade II da faculdade, contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira,Alfredo José Machado Neto, reitor, Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, Lívia Maria Lopes Gazaffi, coordenadora do projeto, Márcia Giacomini e Maria de Fátima Colares, coordenadoras dos cursos de Enfermagem e Psicologia.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma ação dos Ministérios da Saúde e Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.

Lívia Gazaffi, coordenadora do projeto em Franca, informou que o objetivo do trabalho é qualificar a assistência que é prestada, tanto nas Unidades Básicas de Saúde, como nas unidades de prontos-atendimentos. É uma parceria a nível nacional e vários outros municípios estão desenvolvendo esse projeto e a Prefeitura deu total apoio para que Franca, também pudesse contar com a ação.

Segundo ela, o projeto conta com professores, preceptores e estudantes, sendo que os alunos estarão, in loco, nas UBS, junto com os servidores, que são os preceptores. O estudante, servidor preceptor e o docente vão identificar as necessidades das unidades atendidas e vão desenvolver ações de melhoria e qualificação da assistência, tanto da população, quanto dos servidores. Poderão ser executadas ações de Gestão, Vigilância, Educação em Saúde, Indicadores de Saúde na pandemia Covid-19, Gestões do Cuidado e Educação Permanente, Vigilância e Promoção à Saúde, Doenças Crônicas, Saúde Mental, Iniciativas de Atenção, Gestão e Educação em Saúde com foco na pandemia Covid-19 e PNH.

A coordenadora do projeto destacou que são 24 estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia, que estarão atuando, junto com 4 servidores preceptores selecionados e 6 docentes, todos bolsistas, na UBS Guanabara e no Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”. Uma terceira unidade está sendo avaliada.

Os novos servidores preceptores irão executar o programa na cidade, dedicando 8 horas semanais às atividades previstas no programa, com duração de 12 meses, onde receberão bolsas auxílio, com valores definidos pelo Ministério da Saúde.

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.