A partir desta semana, serão encerrados os atendimentos através do Covizap (99917-2802), que foi criado em 22 de janeiro deste ano, com o intuito de oferecer um canal direito para denúncias de abusos e festas clandestinas, no período mais agudo da pandemia da Covid-19. Como resultado das flexibilizações das medidas sanitárias pelo Governo do Estado de São Paulo, da retomada gradual das atividades econômicas e liberação para os eventos esportivos, sociais e culturais, o serviço será desativado, com a observação de que devem continuar sendo mantidos os protocolos sanitários, com higienização dos ambientes, uso de máscara e o distanciamento físico.
Neste período de praticamente 10 meses, em que o sistema Covizap possibilitou o acesso a Patrulha Covid (uma força tarefa que envolveu fiscais da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar), para a realização de denúncias e reclamações da população, contabilizando mais de 23,4 mil denúncias, resultando em cerca de 400 autuações. Dessas ocorrências, pouco mais de 150 resultaram em interdições de estabelecimentos comerciais, apreensões de materiais, com aplicação de cerca de 300 multas.