Está em funcionamento o novo canal direto com a população, criado pela Prefeitura de Franca para os atendimentos de pacientes com sintomas de síndromes gripais e de Covid-19, o Projeto de Teleconsulta. Essa novidade foi apresentada pelo prefeito Alexandre Ferreira, na última semana, onde o intuito é facilitar o acesso das pessoas ao tratamento preventivo e também diminuir os riscos de contaminações.
A partir desta segunda-feira, a Secretaria de Saúde colocou uma equipe médica e estrutura tecnológica para oferecer as consultas on-line, sem que a pessoa precise sair de casa. As primeiras Teleconsultas foram oferecidas pela equipe de médicos nesta segunda-feira, com os encaminhamentos de acordo com a situação de cada paciente.
A estrutura montada pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), que funciona em uma das UBS da região Oeste da cidade possibilita a oferta de 60 consultas/dia e até 300 por semana.
Neste primeiro dia de funcionamento do novo sistema, a paciente mais nova tinha 18 anos e a mais velha, 94. Naiara Pereira da Silva, de 31 anos, moradora da Chácara São Paulo, região Oeste da cidade, foi uma das primeiras a passar pela consulta por videochamada. Ela elogiou o atendimento, destacando que o médico foi atencioso e claro nas explicações. Diagnosticada com Covid-19, disse estar se restabelecendo, mas tossindo um pouco e espera estar recuperada em breve.
Orientações sobre a Teleconsulta
A Teleconsulta é uma forma de consulta médica usando a tecnologia, por videochamada, onde o paciente pode conversar com o médico, através do telefone celular. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O médico avalia o paciente e pode solicitar exames complementares ou encaminhá-lo para uma consulta presencial, se necessário.
Devem buscar o serviço, os pacientes que apresentarem sintomas como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal e coriza, caso tenha recebido resultado positivo para Covid, que tenham tido contato com pessoas que testaram positivo ou que estejam em isolamento domiciliar. Devem agendar o atendimento pelos telefones (16) 3711-1909/ 3711-1923, ou enviando mensagens de Whatsapp para o número (16) 3711-1999, além do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Teleconsulta é individual e intransferível e os usuários devem manter o cadastro atualizado no Sistema da Rede Municipal de Saúde, que pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a casa do interessado.
O paciente deverá possuir número de telefone, que tenha o aplicativo Whatsapp e que seja o mesmo cadastrado na UBS. O aparelho seja celular, computador ou tablet deve ter câmera e microfone, além de conexão com a Internet.
A recomendação é que o paciente esteja disponível pelo menos 10 minutos antes do horário agendado e atenda o aparelho, no momento em que o profissional da saúde efetuar a ligação. A Teleconsulta é um procedimento sigiloso, onde o paciente deve estar em um ambiente silencioso e fechado, com boa iluminação e que tenha privacidade para ouvir bem e responder com clareza o que lhe for perguntado.
A pessoa deverá ter em mãos, papel e caneta para fazer anotações e orientações que serão passadas pelo profissional da saúde. Caso o paciente tenha algum equipamento de saúde, que possa ajudar o médico na teleconsulta como lanterna, termômetro, esfigmomanômetro (o aparelho de aferir a pressão), oxímetro de pulso (o aparelho que colocamos na ponta do dedo para avaliar a oxigenação) é indicado que verifique, com antecedência, se está em bom funcionamento (e com pilhas) e deixe reservado para o momento que receber a ligação.