Teve início nesta quinta-feira, a primeira etapa do mutirão de cirurgias eletivas realizado pela Prefeitura de Franca. Cerca de 80 pacientes realizaram o procedimento de catarata no Hospital dos Olhos, em Monte Azul Paulista, a 150 quilômetros de Franca. Os recursos para as cirurgias são de emendas estaduais e federais.
A Prefeitura está custeando as viagens em ônibus semileito para os pacientes e seus acompanhantes no pré e pós-operatórios. Ao todo, quatro ônibus com 20 pacientes e acompanhantes em cada um, saíram de Franca às 4 horas, 6h30, 9h30 e às 11 horas.
Sebastiana Aparecida de Oliveira, de 65 anos, que aguardava pela cirurgia desde o ano passado, embarcou no horário das 9h30. Ela contou que a catarata do olho esquerdo estava avançando rapidamente e corria o risco de perder a visão. "Estou ansiosa para fazer a cirurgia e esperando que eu tenha uma recuperação rápida, porque a visão é tudo, né", disse.
A paciente entrou no Centro Cirugico por volta das 14h30. O procedimento durou em torno de 5 minutos. "Graças a Deus foi rápido, não estou sentindo nada. O mutirão veio em boa hora. Fevereiro é meu aniversário e para mim foi um presente adiantado", contou.
Cristiane de Melo Lima, diretora do Departamento de Média e Alta Densidade Tecnológica, da secretaria de Saúde, informou que nos dias 20 e 28 de janeiro, cerca de 300 pacientes serão avaliados também para futuras cirurgias de catarata. "Além destes procedimentos, logo outros pacientes também serão chamados para outras especialidades como otorrinolaringologia, urologia, cirurgia geral e ginecologia", disse.
As cirurgias serão realizadas em Ituverava, Ipuã e Monte Azul Paulista. "A secretaria de Saúde alerta que os pacientes que estão aguardando as cirurgias mantenham seus cadastros atualizados e fiquem atentos às convocações que estão sendo feitas através do WhatsApp e por telefone", finalizou.
As pessoas, que passaram por cirurgia nesta quinta-feira, retornaram nesta sexta-feira para Monte Azul Paulista para avaliação médica e terão agendamento para o procedimento no outro olho, no dia 11 de fevereiro.