A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando o trabalho de combate ao Aedes Aegypti em toda a cidade. Para ampliar ainda mais a ‘guerra’ contra o mosquito, os agentes de vetores passarão a percorrer os bairros também aos sábados. A primeira ação será neste sábado, 1º, a partir das 8 horas, com a participação dos agentes de vetores e equipe de apoio. Serão seis bairros na região Sul: Prolongamento Jardim Alvorada (anexo ao Parque Mundo Novo), Parque Mundo Novo, Jardim Primavera, Vale da Lua Azul, Parque das Árvores e Jardim Aeroporto I.
A ação deve contar com a participação de 40 pessoas que percorrerão os bairros para visitar residências e também terrenos baldios em busca de objetos que possam servir de criadouro do mosquito. Os moradores serão orientados sobre a importância de se combater o mosquito. Para isso, bastam ações simples diariamente para não deixar que o Aedes se prolifere.
Além disso, os agentes informarão sobre o Arrastão da Limpeza que será realizado pela Secretaria de Serviço e Meio Ambiente no dia 8 de fevereiro que percorrerá a região Sul. O Arrastão da Limpeza percorrerá 12 bairros: Morada do Verde, Vale da Lua Azul, Jardim Alvorada (anexo ao Parque Novo Mundo), Parque Novo Mundo, Jardim Primavera, Parque das Árvores, Jardim Aeroporto (I, II, III e IV), Jardim Aviação e Jardim Santa Bárbara e Prolongamento.
A ação tem como objetivo evitar a proliferação do mosquito em toda a cidade, começando pela região Sul. Em janeiro, a Secretaria registrou 17 notificações. Destes, quatro são negativos e um positivo. Os trabalhos continuarão intensos todos os dias, com os agentes percorrendo toda a cidade conforme o cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde.
Reunião
Ações de combate ao mosquito transmissor da dengue foram o tema da 4ª reunião do Comitê Permanente de Combate às Arbiviroses do Município de Franca realizada na manhã desta quinta-feira, 30, na Secretaria de Saúde. O Comitê reúne representantes da Prefeitura e de instituições como hospitais, Acif, Sabesp, CPFL, Apae, Corpo de Bombeiros, entre outros.
Durante o encontro foi feito um balanço do trabalho realizado em 2019 e das ações que poderão ser executadas em 2020 com a ajuda de todos. São previstas ações como a que será realizada neste sábado. Segundo Cléber Benedito, chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, o foco do mosquito está espalhado por toda a cidade, por isso, o trabalho de combate deve ser realizado em todos os bairros. Para tanto é preciso o apoio da população para que recebe o agente de vetor. Vale ressaltar que os profissionais estão sempre uniformizados e com crachá. Em caso de dúvidas, basta telefonar para: 3711-9415.