A primeira Residência Terapêutica será inaugurada na próxima segunda-feira, 18. As residências fazem parte do programa lançado pela Prefeitura, no último mês de setembro, em parceria com o governo federal. O programa beneficiará 100 pessoas que atualmente residem no Hospital Allan Kardec e estão prontas para deixar a instituição, porém seus familiares não estão aptos a recebê-los.
A primeira residência ficará localizada no Cidade Nova e receberá 10 homens. Ao todo serão dez casas, sendo que as três primeiras serão entregues até janeiro. No dia 30 de dezembro, será entregue a segunda residência que receberá somente mulheres na Vila Santa Cruz. No dia 6 de janeiro será entregue a terceira casa que ficará no Residencial Nosso Lar e receberá apenas homens. As demais serão inauguradas no decorrer do próximo ano.
As Residências Terapêuticas serão administradas pela Fundação Espírita Judas Iscariotes. Cada imóvel terá um custo mensal de R$ 34 mil sendo repassados pela Prefeitura que também investiu na aquisição das mobílias e na adaptação dos imóveis. Cada residência terá uma equipe com cinco cuidadores que contarão com o apoio de técnicos de enfermagem ou enfermeira/o. Os profissionais se revezarão para que os moradores nunca fiquem sozinhos e também poderão acompanhá-los em consultadas médicas.