O Salão Azul da Secretaria de Saúde esteve cheio na manhã dessa quinta-feira, 3, para o Seminário de Formação voltado aos profissionais de saúde, de Franca e região, que envolveu a apresentação por um profissional do Ministério da Saúde de um conjunto de informações sobre a Hanseníase e meios da identificação precoce da doença. A iniciativa está inserida no Projeto Roda Hans – Carreta da Saúde, que já se encontra na cidade e na segunda e terça-feira próximas (dias 7 e 8), das 8 às 14 horas, prestará atendimento gratuito ao público que tiver interesse.
Na reunião de formação, ocorrida no Salão Azul, objetivou justamente compartilhar informações com profissionais da saúde da cidade e dos 22 municípios da região, sobre o que é a Hanseníane, principais sintomas e meios mais eficazes de tratamento. Ela foi conduzida pelo médico hansionologista Márcio César Gaggini, enviado pelo Ministério da Saúde, com a missão de detalhar aspectos gerais da doença e sinais que permitem a sua identificação precoce no paciente. A doença, que no passado representou o terror para muitas pessoas, hoje é perfeitamente curável, desde que tenha o tratamento adequado.
Nessa sexta-feira na parte da tarde, começando às 14 horas, tem uma segunda etapa desse treinamento, com aprofundamento do tema, para início dos atendimentos nos dois dias reservados, segunda e terça-feira. Será feita uma busca ativa junto a recepção do próprio PSM e também das Unidades Básicas, para que quem desejar realizar o exame seja atendido. O mesmo poderá ser feito com os pacientes das 22 cidades da região, que havendo algum sinal da doença, serão avisados e poderão se apresentar na Carreta do projeto Roda Hans nos dois dias da próxima semana.
Com o suporte local da Prefeitura e sua Secretaria de Saúde, a Carreta da Saúde – Hanseníase é desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Ong DAHW. O atendimento nesses dois dias será feito pelos profissionais da rede municipal de Saúde, em parceria com alunos de medicina do Centro Uni-Facef, que também estiveram acompanhando o treinamento. A Carreta já se encontra no pátio do PSM, na Vila Imperador.