Depois de uma parte do dia dedicado a treinamentos e orientações gerais com os médicos novos cedidos pela Santa Casa de Misericórdia, dentro do convênio firmado pela Prefeitura com a instituição, começaram nesta quarta-feira os atendimentos nas diversas Unidades Básicas de Saúde. Todas as consultas ginecológicas foram previamente agendadas com hora marcada de acordo com a disponibilidade das pacientes, que receberam um telefonema avisando e confirmando data, horário e local e se poderiam comparecer, tendo então confirmada a presença.
Os horários das consultas variam de uma Unidade para outra, pois serão estabelecidos de acordo com as escalas dos profissionais. O número de consultas por médio também pode variar de 15 a 30, dependendo da carga horária negociada com cada um e a frequência dos dias que estarão de plantão. O certo é que esse é um esforço gigantesco da administração municipal para acabar com a fila de espera nas várias especialidades, em especial a ginecologia.
Nessa parceria com a Santa Casa, a Prefeitura vai atender 34.257 pessoas mediante investimentos da ordem de R$ 3,7 milhões. Elas serão atendidas com horário e local previamente marcado, mediante prévio comunicado que a Secretaria de Saúde e sua equipe responsável fará com quem está na fila de espera. O programa será desenvolvido em duas etapas. A primeira, conforme havia sido anunciado, tem a meta de atender de início 13 mil mulheres que já estão com o pedido de consulta com um ginecologista.
Os atendimentos passaram a ser oferecidos em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com a equipe da Santa Casa e outras com equipes próprias da Prefeitura. As consultas ocorrerão de segunda a sábado nas UBSs: Jardim Aeroporto I e III, Jardim Luiza, Jardim Paulista, Vila Santa Terezinha e Vila São Sebastião. A segunda etapa terá início ainda este ano nos hospitais do Complexo Santa Casa com consultas em diversas especialidades, entre elas: ginecologia, angiologia, cardiologia, dermatologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia e proctologia.