
Promover a saúde e o bem-estar. Este é o objetivo do Projeto 'Estratégia Fitness', desenvolvido na Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Clara, na Região Oeste.
São cerca de 40 pessoas que, duas vezes por semana, realizam caminhadas e atividades laborais com a equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) da unidade.
Paola da Silva, enfermeira ESF, conta que começou o projeto em novembro de 2023. “De início, nossa equipe da unidade, que incluiu os agentes comunitários, saía para fazer caminhadas, convidando as pessoas. Devagar foram chegando mais participantes e, hoje, temos uma família enorme. A atividade desenvolvida dura em torno de uma hora e meia, às quartas e sextas-feiras. A gente faz uma caminhada, primeiro, depois alongamento, exercícios e danças”, explicou.
Além das atividades físicas, uma vez por mês, a equipe prepara uma palestra sobre hipertensão e outras doenças.
José Antônio Ribeiro Gomes, 65 anos, começou a frequentar o grupo logo no começo. Disse que foi a melhor escolha que fez. “Eu estou adorando, é excepcional, é muito boa esta equipe. São excelentes profissionais. Melhorou minha qualidade de vida, minha saúde. É um conjunto, mental, físico e espiritual”, comentou o radialista.
O projeto tem parceria de alunos do curso de Enfermagem da Unifran. Os agentes comunitários da UBS também atuam.
De acordo com Vinícius de Castro, preceptor de estágio na parte de saúde pública da graduação do curso de Enfermagem da Unifran, a faculdade disponibiliza alunos que realizam estágio e ajudam nas atividades. “Aqui, é um campo de estágio da Estratégia de Saúde da Família, onde o ponto chave é melhorar de forma mais eficaz e desenvolver saúde para a população, como aposentados, por exemplo. A sociabilização também é um foco importante”, disse.
Segundo ele, o objetivo é oferecer ações e facilitar o acesso da população à prevenção da saúde mental e doenças crônicas, promovendo qualidade de vida. “Costumo dizer que as pessoas só pensam num processo de doença. Então nós trabalhamos atividade física para impedir que ela chegue”, complementou.
Thaís Araújo, dona de casa, é uma das participantes do projeto. Com apenas três meses já sentiu uma melhora na saúde. “Eu estava com muita dor no joelho. Nem precisei fazer infiltração, porque os exercícios têm me ajudado muito”.
Quem tiver interesse em participar do projeto, basta comparecer na UBS Santa Clara (rua Elécio Odilon de Paula, s/nº), às quartas e sextas-feiras, às 8 horas.