O prefeito Alexandre Ferreira anunciou que a partir desta sexta-feira, 18, o Pronto-Socorro "Dr. Álvaro Azzuz" retomará os atendimentos clínicos e gerais de urgência, deixando de ser, exclusivamente, polo para Síndrome Gripal e Covid-19.
Segundo ele, a decisão foi adotada, tendo em vista a queda na quantidade de atendimentos para Síndrome Gripal e a realização de testes de Covid-19, na unidade.
Segundo um levantamento da secretaria, neste período de dois meses e 12 dias, desde o dia 5 de janeiro até esta quinta-feira, 17, foram prestados mais de 61,7 mil atendimentos no pronto-socorro, com o registro da maior demanda em janeiro, sendo 1.354 e 1.299 atendimentos nos dias 18 e 14 de janeiro, respectivamente. "Tivemos que tomar uma série de medidas, como transformar três UBS’s e o PS Álvaro Azzuz, em unidades exclusivas para atendimento Covid. Hoje, temos cerca de 100 pessoas que procuram o pronto-socorro, com suspeitas da doença e já retomamos o atendimento normal nas três UBS e a partir desta sexta-feira, voltamos os atendimentos clínicos de urgência no Pronto Socorro", explicou o prefeito.
Ferreira ressaltou que a partir desta sexta-feira, o Pronto-Socorro passará a ter atendimento misto, ou seja, para casos clínicos gerais e também para Síndromes Gripais, mas com alas separadas. Os pacientes que apresentarem sintomas de Síndrome Gripal serão encaminhados para uma ala específica, contendo médicos designados para esses atendimentos. O mesmo acontecendo para a clínica geral.
Com essas medidas, a Prefeitura irá desafogar o atendimento das UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento), que apresentam estrutura e capacidade reduzidas, em comparação ao pronto-socorro de referência. Durante este período de 5 de janeiro até o momento, as UPAS registraram, juntas, 63.678 atendimentos, sendo 33.820 na unidade do Aeroporto e 29.858 no Anita.
O chefe do Executivo comentou ainda que essa nova etapa está sendo alcançada, devido ao esforço coletivo de todos, somando as ações implantadas pela administração, com a contratação de novos profissionais, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde, médicos, implantação da tenda e a aquisição de testes de Covid, dentre outros e a contrapartida da população, que têm procurado a imunização, como forma de proteção contra a doença, sem contar o cumprimento dos protocolos sanitários. "Diariamente, a secretaria faz o acompanhamento da quantidade de atendimentos, casos e testes contra a Covid realizados e graças ao conjunto de ações implantadas está sendo possível o avanço para esta nova etapa. Porém, é importante que as pessoas que estão em atraso com o calendário vacinal, procurem os postos e recebam as doses necessárias para a complementação do esquema vacinal. Essa atitude é muito importante para seguirmos vencendo a guerra contra o vírus", alertou o prefeito.