Email  

Prontos-socorros e UPAs registram aumento no número de atendimentos em 2.023

Tamanho da letra:

janjao original 

      O primeiro trimestre de 2.023 registrou maior número de atendimentos nas unidades de urgência e emergência da rede municipal de Saúde, em comparação com o mesmo período no ano passado. 
     De 1º de janeiro a 31 de março deste ano, os Prontos-Socorros Adulto e Infantil, e as UPAs dos Jardins Anita e Aeroporto registraram 216.155 atendimentos. No mesmo período de 2.022, foram 201.196, o que indica que cada vez mais, a população tem recorrido às unidades públicas de Saúde para consultas e exames. 
     Desses 216.155 atendimentos nos primeiros três meses desse ano, 92.918 foram apenas no Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”; 50.192, na UPA do Jardim Aeroporto e 25.949, na UPA do Jardim Anita. A outra parcela é de crianças, que receberam atendimento no PS Infantil “Dr Magid Bachur Filho”, com 37.096 pessoas. 
     Os índices da Secretaria de Saúde apontam ainda que março foi o mês com maior número de atendimentos, 83.969. Janeiro registrou 63.262 e fevereiro 68.924. 
     Essa crescente, de acordo com Waléria Mascarenhas, secretária da pasta, se deve às doenças respiratórias registradas, principalmente, em crianças. 
    Dos sete dias da semana, a segunda-feira segue sendo o dia em que as pessoas mais procuram atendimento médico, nos prontos-socorros e nas UPAs da cidade. Waléria orienta que a população utilize a Atenção Primária, através das Unidades Básicas de Saúde, onde é possível fazer consultas médicas e check-ups, que auxiliam na prevenção de doenças, com atendimento estendido até às 19 horas, de segunda a sexta-feira. “O paciente deve procurar um pronto-socorro em quadros agudos, ou seja, queixas de início recente. A superlotação por doenças, sem caráter de emergência, sobrecarrega o sistema e atrasa o atendimento daqueles que realmente precisam de forma imediata”, explicou.
     Para garantir atendimento à população, a Secretaria de Saúde fez readequação na escala médica e de profissionais, bem como criou protocolos para o encaminhamento de especialidades, de modo a suprir a demanda. 
    Há ainda, nas unidades de urgência e emergência, a Classificação de Risco, que determina o tempo limite para que o atendimento seja prestado e a gravidade do paciente, durante a triagem, feita por enfermeiros treinados. As cores são vermelho (emergência): atendimento imediato; laranja (muito urgente): necessita de atendimento o mais rápido possível; amarelo (urgente): precisa de avaliação e tem condições de aguardar; verde (pouco urgente): casos pouco graves, que podem ser tratados em ambulatórios e azul (não urgente), que o paciente deve ser tratado em ambulatórios.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais