Na semana passada durante ato ocorrido na Universidade de Franca, foi apresentado o programa de Residência Médica no município, mediante parceria com a Prefeitura, referente ao ano de 2018. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, ingressaram no Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Município, em parceria firmada com o Governo Federal, duas médicas que estão atuando na Unidade Básica de Saúde do Jardim Aeroporto 1, região Sul.
Uma outra informação relevante é que essas profissionais estão realizando consultas médicas diariamente, incluindo Ginecologia e Obstetrícia (Pré Natal e rastreamento de câncer do colo do útero e mama), Puericultura, visitas domiciliares, grupos de atendimento, dentre outros. Os responsáveis pelo Residência Médica na Prefeitura complementar, observando que o perfil do Médico da Família e Comunidade pode ser descrito ‘como um o profissional responsável de proporcionar atenção integral e continuada a todo indivíduo que solicite assistência médica, podendo mobilizar para isto outros profissionais da saúde, que prestarão seus serviços quando for necessário’.
São sobretudo, profissionais competentes clinicamente para proporcionar a maior atenção que necessita o indivíduo, considerando a sua situação cultural, sócio-econômica e psicológica. Junto com estas duas profissionais, outras três médicas já foram incorporadas antes ao quadro de médicos da rede municipal, também no mesmo Programa e estão atuando na ESF dos Jardins Palma, Jardim Luiza e na UBS Ângela Rosa.
Ressalte-se que a sigla ESF (Estratégia Saúde da Família), é a nova nomenclatura adotada pelo Ministério da Saúde, que substitui o antigo PSF (Posto Saúde da Família). Tem como foco oferecer assistência de saúde preventiva, mantendo uma relação mais estreita com o público alvo, com visitas periódicas dos agentes de saúde na casa dos pacientes cadastrados em cada região.