Uma reunião para discutir os problemas de falta de vagas para a internação nos hospitais da cidade e região dos pacientes da rede pública, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 9, de forma on-line, com a participação de representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde), Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa de Misericórdia de Franca. O encontro realizado deu sequência, as tratativas iniciadas pelo prefeito Alexandre Ferreira, em reunião no dia anterior.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, reiterou que os esforços de todos é para garantir o atendimento daqueles que necessitam de internação. Um novo protocolo de regulação (CROSS), de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo está sendo elaborado, com o envolvimento dos hospitais da região, que são referência, não apenas na Santa Casa de Franca.
De acordo com a secretária, a DRS-VIII avançou nas negociações com esses hospitais para comprar mais vagas de internação adulto e infantil e a Santa Casa sinalizou com a possibilidade de abrir 10 leitos adicionais no Hospital do Coração.
Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 13, segunda-feira, com o objetivo de definir essas questões pendentes, especialmente em relação a prazos. Uma outra deliberação tomada, conforme orientações do prefeito Alexandre Ferreira, além da urgência nas medidas, era para que diretores clínicos das Unidades de Urgência e Emergência do município se reunissem com os técnicos da Santa Casa, buscando alternativas mais ágeis para a transferência de pacientes que precisam de internação.
Essa reunião foi marcada para o fim da tarde desta quinta-feira. Nessa mesma data, até por volta do meio dia, 23 pacientes aguardavam vagas para transferência em ambiente hospitalar para a Santa Casa e seguiam sendo assistidos pelas equipes médica e de enfermagem nas duas UPAS e Pronto-Socorro Municipal.