A Prefeitura lançou e começou sábado último (15), na UBS do Jardim Aeroporto I, na região Sul, o programa ‘Sábado da Mulher’, em que ofereceria 80 consultas para pacientes daquela região, previamente agendadas e avisadas dois dias antes. A equipe médica organizada pela Secretaria de Saúde, com o efetivo envolvimento da equipe da própria Unidade Básica esteve presente das 7 h às 13 e ofereceu as consultas para as mulheres que lá compareceram.
Infelizmente, mesmos avisados, 28 pacientes não se apresentaram. Das 52 que foram consultadas a Secretaria de Saúde autorizou, conforme solicitação do médico, 22 exames de mamografia agendados para este mês e foram feitos 22 exames de Papanicolau, além liberados diversos outros exames laboratoriais. Para o secretário de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, foi positiva a iniciativa em todos os aspectos, pois o intuito de reduzir a espera foi atingido, a nota triste foi a não presença de 28 pacientes.
Mesmo com esse quadro de ausências a disposição da Prefeitura é avançar com esse programa e repeti-lo ainda este mês, talvez no dia 29, na mesma região. Isso será melhor avaliado até o final dessa semana, possivelmente até com a presença de um número maior de médicos.