A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu neste último dia 10, mais um “Sábado da Mulher”, dessa vez na UBS do Jardim Paulista, região Leste da cidade, onde de 104 consultas ginecológicas previamente agendadas com hora marcada, 71 pacientes se apresentaram e foram atendidas. Esse é um esforço que a Prefeitura decidiu realizar, mobilizando equipes médicas e de apoio, no sentido de diminuir a demanda existente em alguns setores da cidade.
O que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde não conseguiram identificar ainda, é a razão para tantos não comparecimentos, numa área que se houve muitas solicitações e quando as pessoas têm a oportunidade, gratuitamente de acesso à consulta, mesmo confirmando a presença não comparecem. Foi o que ocorreu no Jardim Paulista, onde foram agendadas 104 consultas e apenas 71 pessoas compareceram ao atendimento que se deu das 7 h às 13 h, ou seja, uma ausência de 33 pacientes, mais de 30%.
Os atendimentos tiveram início às 7 h, conforme havia sido previsto e teve seu curso normal na UBS ’ Dr. Vilfredo Bullamah’, localizada na rua Pará, ao lado do Centro Comunitário do bairro. Dentre as consultas feitas, uma ginecologista solicitou 17 coletas de Papanicolau e 15 mamografias à mulheres que já eram pacientes e estavam aguardando retorno, as quais saíram com os pedidos de exames nas mãos para agendamento em laboratório conveniado.
A Secretaria de Saúde passará a data e o local definidos até o final desta semana para a realização da próxima edição do ‘Sábado da Mulher’.Para mais informações, o telefone é 3711-9467