Antigo Novo  Fotos Oficiais 

SAMU, assim como um anjo, atua sem ninguém ver

Tamanho da letra:

 

samu2 Medium

     O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atende pelo número 192, é uma instituição pública do Ministério da Saúde, ambientado no SUS (Sistema Único de Saúde) nacional, atuando em grande parte dos municípios brasileiros através de convênio firmado com as prefeituras.

     Segundo a Diretora da Divisão de Coordenação do SAMU em Franca Cacilda Barsanulfo Ribeiro, muitas ações do SAMU passam despercebidas para a população, que acaba por achar que os inúmeros atendimentos diários que a entidade realiza são feitos por outras instâncias como ambulâncias de hospitais particulares, convênios e bombeiros. “Todos os atendimentos de emergência, não importa por quem sejam realizados, são fundamentais para a preservação da vida e todas as instituições que os fazem são anjos protegendo as pessoas. O SAMU é um desses anjos que está presente na maior parte dos acidentes na cidade”, diz a diretora.   

     Cacilda lembra também que o SAMU atende a chamadas de qualquer telefone, gratuitamente, inclusive de celulares, o que facilita sobremaneira o atendimento. Segundo a dirigente, oferece também treinamentos em escolas e comunidade através do NEU (Núcleo de Educação de Urgência), sempre de forma gratuita. Ainda conforme a diretora, é importante que ao chamar o SAMU, a pessoa permaneça junto à vítima, informe ao atendente o que vê, respondendo às perguntas do médico regulador e aguarde a chegada da ambulância.

     O que é o SAMU 192?

     O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

     O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

     Como funciona o SAMU 192?

     O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário.            

     O SAMU 192 é um serviço móvel com as ambulâncias distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

     Nas grandes cidades ou quando se exige, as unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.

     Quando chamar o SAMU 192

  • -Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
  • -Em casos de intoxicação exógena - ou seja, causados por fatores externos;
  • -Em caso de queimaduras graves;
  • -Na ocorrência de maus tratos;
  • -Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • -Em casos de tentativas de suicídio;
  • -Em crises hipertensivas;
  • -Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • -Em casos de afogamentos;
  • -Em casos de choque elétrico;
  • -Em acidentes com produtos perigosos.
  •      Medidas em caso de acidente:
  •      Algumas medidas úteis que contribuem para o atendimento
  • -Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens;
  • -Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
  • -Sinalize as vias com galhos de arvore, triângulo de sinalização etc;
  • -Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
  • -Não dê água aos acidentados.

    Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/951-sas-raiz/dahu-raiz/forca-nacional-do-sus/l2-forca-nacional-do-sus/13407-servico-de-atendimento-movel-de-urgencia-samu-192

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais