![visita agentes de saude original](/images/news/06-02-25/visita_agentes_de_saude_original.png)
O combate à dengue continua. Neste sábado, 8, as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente realizarão mais um “Arrastão da Dengue” desta vez na Vila Santa Terezinha, na Região Norte, a partir das 8 horas.
De acordo com a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, o bairro apresentou um alto índice de concentração de larvas do mosquito. “A Vigilância realizou um levantamento chamado ADL (Avaliação de Densidade Larvária), uma atividade que identifica a presença de larvas Aedes aegypti. O objetivo é controlar os criadouros do mosquito e prevenir a propagação da doença. As regiões que registraram os maiores índices foram Leporace, Santa Terezinha e Jardim Tropical”, disse.
Franca contabilizou, desde o início de janeiro, 390 casos da doença. O número é menor se comparado ao mesmo período do ano passado, que atingiu 635 pessoas. “Nós precisamos da ajuda da população para controlar o avanço da doença. A luta contra a dengue é de todos. A comunidade precisa vistoriar seus imóveis e eliminar qualquer objeto, que possa se tornar um criadouro do mosquito transmissor da doença”, ressaltou.
Durante o “Arrastão”, além de orientação, os agentes irão recolher materiais inservíveis, como sofás, mesas, cadeiras e outros itens que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, ressalta que a população deve colocar os objetos nas calçadas para que sejam recolhidos pelos agentes. Objetos menores como vasos, garrafas e outros, deverão ser colocados em sacos plásticos.
O mutirão já foi realizado nas regiões da Vila São Sebastião, Jardim Aeroporto 3 e Leporace. Ao todo, foram recolhidas mais de 22 toneladas de materiais.