A Secretaria de Saúde tem mais um aparelho que duplicará o número de exames realizados. Foi adquirido mais um dispositivo EEG (eletroencefalograma), utilizado para avaliar a atividade elétrica do cérebro, examinando a normalidade cerebral.
O aparelho foi instalado no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) e começa a funcionar nos próximos dias. A aquisição, feita com recursos próprios, dobrará o volume atual de 250 para 500 exames por mês.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que o exame é feito mediante solicitação de médico especialista. Com o encaminhamento, o paciente deve procurar o CDI para fazer agendamento e, posteriormente, é submetido ao exame. Ela explicou que essa é mais uma medida adotada para garantir atendimento a todos. “Todas essas ações e aquisições estão dando acesso à população de forma mais rápida e diagnóstico mais preciso a quem nos procura”, disse.
O CDI, que funciona na Secretaria de Saúde, realiza exames de ultrassom de diversas especialidades, eletros, tococardiografia e outros.
De janeiro a abril deste ano, mais de 18 mil exames foram feitos. De acordo com Waléria Mascarenhas, vários procedimentos foram marcados, mas há um índice de quase 30% de absenteísmo. Ela orienta e solicita que a população compareça aos atendimentos e exames, munida de documentos.
O Centro de Diagnóstico por Imagem fica na avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador.
Apresentação de documentos
De modo a diminuir o absenteísmo e garantir o atendimento, a Secretaria de Saúde iniciou uma campanha para que a população leve documentos pessoais, quando for passar por atendimento na rede municipal. A medida garante que os dados estejam corretos e que sejam apresentados em exames e procedimentos.
Para ser submetido a atendimento nas unidades de saúde, o paciente deve estar munido de documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, carteira de motorista ou de trabalho; CPF; comprovante de endereço e CNS (Cartão Nacional do SUS).
A secretária orientou que, no caso de não ter o cartão do SUS, o usuário deverá procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e solicitar. “Isso tudo é gratuito e muito importante para que tudo esteja de acordo. No caso de exames, nós pedimos que o paciente leve os documentos mencionados e a solicitação do pedido”, orientou.